Vísceras Extraordinárias

As vísceras extraordinárias são aquelas que armazenam mas não excretam.

Uma víscera comum é um órgão oco que armazena fluidos por algum tempo (enche e esvazia), por exemplo, o Estômago, Intestinos e Bexiga.

As vísceras extraordinárias também são órgãos ocos (em sua forma) porém com funções de órgão: armazenam Essência e não excretam.

No total, são seis: Útero, Cérebro, Ossos, Medula, Vesícula Biliar e Vasos Sanguíneos.

Útero

O Útero tem como função principal a regulação da menstruação, concepção e gestação. Ele armazena o Sangue e o feto (e os elimina na menstruação e no parto, respectivamente).

Cérebro

O Cérebro é denominado o “Mar de Medula”. Ele é responsável pelo controle da memória, concentração, visão, audição, tato e olfato.

A Essência do Rim produz a medula, que se reúne para preencher o Cérebro e a medula espinal. Além do Rim, o Cérebro também tem relação direta com o Coração devido ao Sangue que o nutre.

Medula

A Medula é a matriz comum da Medula Óssea e do Cérebro. Tem origem na Essência do Rim associada ao Qi Pós Celestial.

Suas funções envolvem a nutrição do Cérebro e Medula Espinal, formação da Medula Óssea e preenchimento dos Ossos.

Ossos

Os Ossos são considerados a estrutura do corpo e estão diretamente relacionados ao Rim. Sua função principal é abrigar a Medula (por isso é considerado o Palácio da Medula).

Vasos Sanguíneos

Os Vasos Sanguíneos armazenam o Sangue. É a via para a circulação do Qi e do Sangue e nutrição de todo o corpo.

Vesícula Biliar

A Vesícula Biliar armazena a bile, que é considerada um líquido puro.

Além disso, o Qi da Vesícula Biliar confere a capacidade de movimento ao Hun (alma etérea), que é o aspecto da mente associado ao Fígado.

A figura abaixo indica a definição e as 6 vísceras consideradas extraordinárias.

Referência

– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

2 comentários

  1. Adilson Gimenez Lorente 21 de novembro de 2024 at 12:34 - Reply

    Cara Ana, me ajude a entender essa questão. As vísceras extraordinárias são aquelas que armazenam, mas não excretam? A Vesícula Biliar , por exemplo, armazena e excreta a bile proveniente do Fígado. O questionamento se deve ao fato de que toda víscera armazena e excreta. Tudo o que é armazenamento em algum momento será excretado. Caso contrário, o armazenamento não teria finalidade e a substância armazenada acabaria se deteriorando. Se estiver errado, por favor me explique para que possa entender.

    • Aprendiz de MTC 10 de dezembro de 2024 at 16:04 - Reply

      O termo excretar no contexto da Medicina Chinesa indica “eliminar aquilo que já foi processado e não tem mais valor”. Por exemplo, o Estômago realiza a quebra dos alimentos e excreta (aquilo que já teve a essência dos alimentos extraída e não tem mais valor). Intestino Delgado excreta após separar o puro do impuro, o Intestino Grosso elimina as fezes, Bexiga a urina e o Triplo Aquecedor atua na transformação dos fluidos. Já a bile é liberada (função de encher e esvaziar das vísceras) porém ela não é algo sem valor… muito pelo contrário, é uma substância pura e importante para o sistema digestivo. As demais vísceras extraordinárias tem o mesmo raciocínio… Elas armazenam por um período mas não eliminam algo que não tem valor… pelo contrário… elas liberam algo de extremo valor: bebê, Sangue, medula, etc. Infelizmente em português faltam palavras certas para melhorar a compreensão (e tradução) do mandarim dentro da Medicina Chinesa. Busco utilizar as principais referências de tradução e a norma ISO de termos. Se não ficou clao, me avisa que gravo uma aula sobre esse tema…

Deixe um comentário