O Capítulo 24 do Su Wen (Sobre o Sangue, Qi, Corpo e Mente) indica que a quantidade de Qi e Sangue que circula no corpo é constante.

Mesmo assim, a quantidade presente em cada um dos canais varia: alguns canais tem mais Qi e outros mais Sangue.

O capítulo descreve dessa maneira:

  • Tai Yin (Pulmão – Baço): Pouco Sangue e muito Qi;
  • Yang Ming (Intestino Grosso – Estômago): Abundante em Qi e Sangue;
  • Shao Yin (Coração – Rim): Pouco Sangue e muito Qi;
  • Tai Yang (Intestino Delgado – Bexiga): Muito Sangue e pouco Qi;
  • Jue Yin (Pericárdio – Fígado): Muito Sangue e pouco Qi;
  • Shao Yang (Triplo Aquecedor – Vesícula Biliar): Pouco Sangue e muito Qi.

A quantidade de Qi e Sangue presente em cada canal deve ser considerada durante o tratamento com acupuntura, afim de não prejudicar o canal.

No final do capítulo, o autor tece considerações sobre isso, explicando que:

  • Nos canais onde há muito Sangue e pouco Qi é possível realizar Sangria (dispersar o Sangue) mas deve-se tomar cuidado em dispersar excessivamente o Qi;
  • Nos canais onde há muito Qi e pouco Sangue deve-se evitar a Sangria e optar pela dispersão do Qi;
  • O único canal que é abundante nas duas substâncias é o Yang Ming e nele nem a sangria nem a dispersão excessiva tem poder de prejudicar o canal.

A figura abaixo resume as quantidades de Qi e Sangue nos canais.

 

Referência

–  Wang, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013