Deficiência de Yin do Pulmão
A deficiência do Yin do Pulmão é uma síndrome relacionada ao Pulmão em que há deficiência de fluidos corporais e ressecamento do Pulmão (que precisa de umidificação para funcionar corretamente).
As principais causas são estresse emocional, estilo de vida e tabagismo.
Dentre os principais sinais e sintomas estão: Tosse seca e/ou escarro escasso e pegajoso, voz fraca ou rouca, boca e garganta secas, sensação de algo pegajoso na garganta, fadiga, aversão a conversar, corpo ou tórax magro e sudorese noturna.
Quando há geração de calor por deficiência, o paciente vai apresentar também: sensação de calor ao anoitecer, calor dos 5 palmos e rubor malar.
Nesse caso, o pulso é vazio e flutuante e a língua é seca ou sem saburra.
Os precursores diretos são a deficiência do Qi do Pulmão, deficiência do Yin do Estômago, deficiência do Yin do Rim ou Secura no Pulmão. A progressão é a deficiência do Yin do Rim.
Os princípios de tratamento são nutrir o Yin do Pulmão, gerar fluidos corporais e limpar calor por deficiência (se existir).
Pontos principais:
– P9 (taiyuan);
– VC17 (danzhong);
– B43 (gaohuangshu);
– B13 (feishu);
– VG12 (shenzhu);
– VC4 (guanyuan);
– R6 (zhaohai) + P7 (lieque);
– VC12 (zhongwan);
– BA6 (sanyinjiao);
– P10 (yuji);
– IG11 (quchi).
Referências
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
editor's pick
latest video
news via inbox
Nulla turp dis cursus. Integer liberos euismod pretium faucibua
Professora, adoro as suas aulas por causa da didática. Percebo que essa condição não existe na maioria dos vídeos que assisto. Te parabenizo por isso e por todo o seu empenho em nos ajudar com a Medicina Chinesa, que por sinal, não é uma medicina tão fácil! Muitissimo obrigada!