Acupuntura na cirurgia odontológica
Vários estudos científicos ao redor do mundo, não só na China, buscam comprovar os efeitos anestésicos da acupuntura, especialmente em cirurgias odontológicas.
Isso porque, além de ser um procedimento corriqueiro, é muito comum que o paciente tenha pânico ou medo de dentista.
Nesse artigo, vamos falar de 3 estudos diferentes, realizados na China, que utilizam metodologias e pontos de acupuntura diferentes para avaliar a efetividade da técnica.
Estudo da Universidade de Medicina Chinesa de Hunana
O estudo teve como objetivo comparar os efeitos anestésicos da acupuntura com a anestesia local durante a extração de dentes.
Para isso foram selecionados 60 pacientes aleatoriamente alocados em dois grupos diferentes.
Os pacientes do primeiro grupo (controle) receberam anestesia tradicional através de injeção de solução estéril e aquosacom articaína e epinefrina, com total de 1 ml, e se necessário, aplicação adicional de 0,5ml durante o procedimento.
Já os pacientes do segundo grupo (experimental) receberam apenas acupuntura nos pontos IG4 (hegu), E44 (neiting), E6 (jiache) e E7 (xiaguan) ipsilateral ao dente que seria extraído. Para a extração de caninos incisivos, foi acrescentado o ponto VC24 (chengjiang).
O agulhamento, realizado por um profissional treinado, foi feito com agulhas de 0,35 x 40 mm, todos com estímulo em dispersão.
IG4 (hegu) e E44 (neiting) foram estimulados durante 2 minutos cada.Os demais pontos foram estimulados em dispersão até o De Qi e depois essas agulhas foram posicionadas mais superficialmente.
Caso o paciente referisse dor durante o procedimento, seria feito mais um estímulo em dispersão em IG4 e E44 por 1 minuto.
Ainda, se a manipulação extra não fosse capaz de eliminar a dor, o paciente receberia a anestesia injetável convencional. Esse procedimento não foi utilizado em nenhum dos participantes do estudo.
Os critérios de avaliação foram: pressão arterial, batimento cardíaco, respiração, a duração total da cirurgia, quantidade de sangue perdido ou sangramento, uso total da anestesia, a escala analógica da dor e a percepção do paciente.
A avaliação foi realizada com base nas quatro classes clássicas da odontologia:
Classe 1 – Paciente passa pelo procedimento quieto e sem dor
Classe 2 – Paciente com leve dor ocasional
Classe 3- Desaparecimento da dor após reforço da anestesia
Classe 4 – Paciente sente dor durante o procedimentos, mesmo sob anestesia
Dos 30 pacientes do grupo de controle, 24 pacientes foram classificados como classe 1, 4 pacientes classe 2 e 2 pacientes classe 3.
No grupo da acupuntura, 25 pacientes foram classificados como classe 1, 4 pacientes tiveram algum desconforto (classe 2 )e apenas um paciente precisou receber novos estímulos em IG4 e E44 para poder continuar o procedimento (classe 3).
Com relação à quantidade de sangue perdido, o grupo da acupuntura teve sangramento relativamente menor do que o grupo da anestesiae os efeitos colaterais também foram menores no grupo da acupuntura do que no grupo da anestesia: 6,7% dos pacientes que receberam acupuntura e 30% dos pacientes que receberam a anestesia. C
Para os demais critérios utilizados, não houve diferença estatística entre os dois grupos.
Os pesquisadores concluíram que a acupuntura é tão efetiva quanto ao uso da anestesia local para extração dentária nos pacientes.
Estudo da Universidade de Nanjing
O objetivo foi avaliar os efeitos anestésicos da acupuntura em procedimentos de extração de dentes em 32 pacientes que receberam acupuntura para o procedimento de acordo com o dente a ser extraído.
Para todos os pacientes: IG4 (hegu)
Para dente frontal superior: E2 (sibai), IG20 (yingxiang) e VG26 (renzhong)
Para dentes posteriores da parte superior: E7 (xiaguan), ID18 (quanliao) e E6 (jiache)
Para dentes frontais inferiores: VC24 (chengjiang), E5 (daying) e E6 (jiache)
Para dentes inferiores e posteriores: E7 (xiaguan), E6 (jiache) e E4 (dicang).
A cirurgia foi iniciada de 5 a 10 minutos após o agulhamento, realizado com inserção rápida e manipulação em dispersão dos pontos.
Dos pacientes, 24 foram classificados como classe 1, 6 pacientes classe 2 e 2 pacientes como classe 3 (tiveram que fazer um novo estímulo de acupuntura para diminuir o índice de dor).
Estudo da Universidade de Shanxi Datong
O objetivo desse estudo foi avaliar a taxa de sangramento gengival após a extração dentária.
Foram selecionados 48 pacientes com sangramento gengival pós-cirúrgico e que foram acompanhados com acupuntura até a resolução da hemorragia.
Os pontos foram agulhados comagulha de 0,25 por 40, com técnica de dispersão suaveseguida de tonificação e retenção das agulhas por até 60 minutos ou até o momento da interrupção total da hemorragia.
Os pontos utilizados foram:
– IG4 (hegu) – ponto de comando da face e boca;
– IG11 (quchi) – ponto mar do canal do IG;
– E41 (jiexi) – ponto distal do canal do Estômago (par unitário – yangming);
– E44(neiting) – segundo ponto distal, limpa calor;
– F2 (xingjian) – segundo ponto distal, limpa calor;
– E6 (jiache) – ponto local;
– E7 (xiaguan) – ponto local;
– P6 (kongzui) – ponto xi do canal do Pulmão.
Como resultado, 47 dos 48 pacientes apresentaram interrupção da hemorragia de 5 a 10 minutos após o agulhamento dos pontos.
Ou seja, além de ser efetiva para a anestesia, a acupuntura também é efetiva para o principal efeito colateral pós procedimento odontológico, que é a hemorragia gengival.
Assista a aula completa e baixe o material em PDF
Acesso exclusivo para assinantes da ACADEMIA DO APRENDIZ.
Faça login ou inscreva-se para assistir a aula completa.
Ainda não tem acesso?
Para finalizar
Embora cada estudo tenha um objetivo e métodos diferentes todos eles concluíram que a acupuntura é efetiva para a analgesia durante o procedimento e para o controle do sangramento gengival.
Referências
– Pan J, Lin BL, Chen M, Zhang W, Lou BD. Effects of tooth extraction under acupuncture anesthesia [J]. Chinese Acupuncture and Moxibustion, 2017,37(06):643-646.
– Xie H. Observation on acupuncture combined with acupressure anesthesia for extraction and pain relief in 32 cases [J]. Henan Traditional Chinese Medicine, 2011,31(02):183-184.
– Zhang HY, Liu BY, Bai ZJ, Guo MF, Lu XZ. Analysis of therapeutic effect of acupuncture treatment in 48 patients with gingival lacerated hemorrhage after tooth extraction [J]. Journal of Shanxi Datong University (Natural Science), 2018,34(06):41-42+50.
– Chen et al. Pattern-differentiation treatment of 45 cases of bronchiectasis hemoptysis [J]. Shaanxi Journal of Traditional Chinese Medicine, 1997, 18(4): 163.
– Liu et al. Mechanism study and clinical observation on the treatment of hemoptysis after acupoint injection at Kongzui [D]. Zhejiang University of Traditional Chinese Medicine, 2001.
3 Comentários.
Excelente artigo professora. Dá uma olhadinha no link que segue:
.
Check out this video from this search, woman on anesthesia made by acupuncture needles https://g.co/kgs/VRsYmNw
Essa professora é maravilhosa, tem muita didática e não deixa o aluno sem resposta. Vale muito conhecer seus cursos.
É sempre surpreendente a ação da acupuntura no corpo.
Por vezes até emociona pelo resultado que muitas vezes é imediato.