A deficiência do Yin do Pulmão é uma síndrome relacionada ao Pulmão em que há deficiência de fluidos corporais e ressecamento do Pulmão (que precisa de umidificação para funcionar corretamente).
As principais causas são estresse emocional, estilo de vida e tabagismo.
Dentre os principais sinais e sintomas estão: Tosse seca e/ou escarro escasso e pegajoso, voz fraca ou rouca, boca e garganta secas, sensação de algo pegajoso na garganta, fadiga, aversão a conversar, corpo ou tórax magro e sudorese noturna.
Quando há geração de calor por deficiência, o paciente vai apresentar também: sensação de calor ao anoitecer, calor dos 5 palmos e rubor malar.
Nesse caso, o pulso é vazio e flutuante e a língua é seca ou sem saburra.
Os precursores diretos são a deficiência do Qi do Pulmão, deficiência do Yin do Estômago, deficiência do Yin do Rim ou Secura no Pulmão. A progressão é a deficiência do Yin do Rim.
Os princípios de tratamento são nutrir o Yin do Pulmão, gerar fluidos corporais e limpar calor por deficiência (se existir).
Pontos principais:
– P9 (taiyuan);
– VC17 (danzhong);
– B43 (gaohuangshu);
– B13 (feishu);
– VG12 (shenzhu);
– VC4 (guanyuan);
– R6 (zhaohai) + P7 (lieque);
– VC12 (zhongwan);
– BA6 (sanyinjiao);
– P10 (yuji);
– IG11 (quchi).
Referências
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
Professora, adoro as suas aulas por causa da didática. Percebo que essa condição não existe na maioria dos vídeos que assisto. Te parabenizo por isso e por todo o seu empenho em nos ajudar com a Medicina Chinesa, que por sinal, não é uma medicina tão fácil! Muitissimo obrigada!