Quando pensamos em Qi, existem 4 padrões patológicos de desarmonias do Qi: deficiência do Qi, afundamento do Qi, estagnação do Qi e Rebelião do Qi (Qi em contracorrente). Cada um deles apresenta sinais e sintomas diferentes.

Vamos relembrar?

Deficiência do Qi

A deficiência do Qi pode ter várias causas, mas normalmente é consequência do excesso de trabalho ou da dieta irregular.

Comumente, encontra-se a deficiência de Qi do Pulmão e do Baço. Os sinais e sintomas mais comuns são: dispneia branda, voz fraca, sudorese espontânea, perda de apetite, fezes amolecidas, fadiga e pulso vazio.

Quando a deficiência ocorre no coração, ocorre palpitações e quando ocorre no rim, ocorre micção frequente.

Afundamento do Qi

Em algumas situações, quando o Qi está deficiente ele pode afundar (não conseguir subir) e até causar prolapso dos órgãos.

Neste caso, os sinais e sintomas incluem sensação de peso para baixo, fadiga, inquietude, depressão, prolapso dos órgãos (estômago, útero, intestinos, ânus, vagina ou bexiga) e pulso vazio.

Destacamos que o afundamento do Qi é um aspecto específico da deficiência de Qi e não uma patologia separada, porém a diferenciação entre ambas é essencial para definir o principio de tratamento e o protocolo.

Estagnação do Qi

Em algumas situações, principalmente relacionadas à questões emocionais, o Qi pode não conseguir entrar em movimento e estagnar.

Os principais sinais e sintomas são: sensação de distensão, dor em distensão que muda de lugar, depressão, irritabilidade, melancolia, variações de humor, pulso em corda, língua avermelhada nas laterais.

Embora a estagnação do Qi normalmente atinja o Fígado, órgãos como Coração, Pulmão, Estômago e Intestinos também pode ocorrer.

Rebelião do Qi

Em algumas situações, o Qi pode circular na direção errada.

Se o Qi do Estômago seguir para cima, podem ocorrer sintomas como eructações, soluços, náuseas e vômitos.

Se o Qi do Baço seguir para baixo, podem ocorrer sintomas como diarreia e prolapso.

Se o Qi do Fígado seguir excessivamente para cima, podem ocorrer sintomas como cefaleia, tontura e irritabilidade, Porém, se seguir excessivamente em direção do Estômago, ocorrem sintomas como náuseas, eructações e vômitos ou se seguir para os intestinos pode causar diarreia ou fezes secas.

Se o Qi do Pulmão seguir para cima, podem ocorrer sintomas como tosse ou asma. A asma também pode ser causada quando o Qi do rim segue para cima ao invés de descer.

Se o Qi do coração seguir para cima, podem ocorrer sintomas como inquietude e insônia.

Nesses casos, é necessário atuar para que o Qi volte a seguir sua direção normal. Veja o infográfico com as direções corretas (fisiológicas) do Qi.

Referências
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.