Ao observar uma língua com saburra grossa e aspecto gorduroso imediatamente pensamos em presença de umidade ou mucosidade.

Porém, a avaliação mais detalhada dessa saburra pode indicar mais especificamente o tipo de patologia que acomete o paciente.

Basicamente, existem dois tipos de saburra gordurosa: ni (膩), que pode ser traduzida como escorregadia e hua (滑) que pode ser traduzida como pegajosa.

Enquanto a primeira é mais úmida e menos grossa (é possível ainda visualizar as papilas gustativas abaixo dela), a segunda pode ser mais seca e é mais grossa (de modo que não seja possível visualizar as papilas gustativas abaixo dela).

A saburra escorregadia é mais oleosa e parece  escorregar pela superfície da língua, ou seja, é facilmente removida e é úmida.

Já a saburra pegajosa é bem aderida ao corpo da língua e não pode ser removida com facilidade. Em alguns casos ela é pegajosa e seca, indicando um quadro de mucosidade e secura ou mucosidade calor.

A grande diferença diagnóstica entre elas, é que a primeira indica um padrão de umidade e a segunda um padrão de mucosidade.

O padrão de umidade indicado pela saburra escorregadia indica uma disfunção no funcionamento do Baço, que começa a produzir umidade no aquecedor médio ou então presença de fator patogênico umidade.

A figura abaixo exibe uma língua onde pode ser observada a saburra escorregadia nas periferias do centro.

Já o padrão de mucosidade indicado pela saburra pegajosa indica a evolução do quadro de umidade quando permanece por muito tempo tende a gerar calor e então se transformar em mucosidade), ou a presença de outros fatores patogênicos (secura ou calor) de origem externa ou interna que causando a formação de mucosidade.

A figura abaixo exibe uma língua onde pode ser observada a saburra pegajosa (e amarela) ao centro da língua.

Deve-se lembrar que a mucosidade pode afetar o funcionamento dos órgãos, bloquear canais, bloquear os orifícios da mente e causar uma grande diversidade de sintomas que incluem cefaleia, queixas gástricas e respiratórias, dores fixas, problemas emocionais, etc.

Enquanto no primeiro caso o tratamento é mais rápido e simples, o  segundo requer mais tempo e mais atenção do profissional, uma vez que é difícil eliminar mucosidade.

A figura abaixo resume as diferenças entre ambos os aspectos encontrados na língua.

Referência

MACIOCIA, GIOVANNI. Chinese Medicine: Sticky and Slippery Tongue Coating. Disponível em https://giovanni-maciocia.com/sticky-and-slippery-tongue-coating/