Apesar de pouco citada e bem menos comum do que a Deficiência do Qi/Yang do Baço, a Deficiência de Sangue/Yin do Baço também pode ser encontrada na prática clínica.
Essa síndrome já está descrita no capítulo 3 do Sun Wen :”o uso excessivo do sabor amargo causa deficiência do Yin do Baço”.
O médico Wang Lun Ti (Dinastia Ming) afirmava que “o fogo do Estômago danifica o Yin do Baço”.
Segundo Maciocia, a deficiência de Sangue do Baço na verdade não implica numa deficiência de Sangue real, uma vez que o Baço não é um dos órgãos que tem relação direta com o Sangue, como o Coração e o Fígado, e sim as consequências de uma deficiência do Qi do Baço que prejudicam a formação de Sangue como um todo (as funções do Baço são essenciais para a formação do Qi e do Sangue).
Mesmo assim, a deficiência de Sangue do Baço existe e apresenta sintomas característicos como falta de apetite, distensão abdominal suave após comer, fadiga, fraqueza dos membros, menstruação escassa ou ausente, insônia, depressão e pele pálida e opaca. A língua é pálida, fina e ligeiramente seca e o pulso é áspero e fino.
A deficiência do Yin do Baço é considerada o agravamento da deficiência do Qi do Baço e, segundo alguns autores, está diretamente relacionada a deficiência do Yin do Estômago, uma vez que os dois órgãos tem uma relação extremamente direta entre si.
A causa principal da deficiência do Yin do Baço é a dieta (ausência de alimentos que produzem Sangue como grãos e carnes, comer rapidamente, em pé, nervoso, etc).
A progressão da deficiência do Yin do Baço, assim como é na deficiência do Yin do Estômago é a deficiência do Yin do Rim.
Os sintomas principais da deficiência do Yin do Baço incluem náusea, fadiga, boca e lábios secos e fezes secas além dos sintomas clássicos de deficiência de Yin (sudorese noturna e calor dos 5 palmos). A língua não tem saburra e o pulso é flutuante e vazio. Quando há presença de calor por deficiência, a língua torna-se vermelha.
Para Maciocia, os dois sinais principais que diferem a deficiência do Yin do Baço da deficiência do Yin do estômago são: lábios secos e rachaduras transversais na língua.
O tratamento principal para a deficiência de Yin do Baço inclui nutrir o Yin do Baço. Os principais pontos de acupuntura recomendados são: VC12 (zhongwan), VC4 (guanyuan), E36 (zusanli), BA6 (sanyinjiao) e F13 (zhangmen).
A figura abaixo ilustra as principais informações relacionadas com a deficiência do Yin do Baço.
Referências
– MACIOCIA, Giovanni. Chinese Medicine: Spleen-Yin Deficiency. Disponível em https://giovanni-maciocia.com/spleen-yin-deficiency/.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– QI, and Me. Stomach and Spleen Yin Deficiency. Disponível em https://www.meandqi.com/tcm-education-center/patterns/stomach-and-spleen-yin-deficiency
Bom dia!
Foi de grande valor para mim as informações contidas nessa publicação.
Parabéns pelo carinho em repartir seu conhecimento com o próximo.
Que seu dia seja maravilhoso, cheio de paz, amor, felicidade e muita prosperidade.