Na Medicina Chinesa, considera-se que a mente é uma transformação da Essência e do Qi, ou seja, da Essência Pré Celestial e da Essência Pós Celestial.
Por esse motivo, o estado do Qi e do Sangue (e do corpo em geral) pode afetar a mente e vice versa: o estado da mente pode influenciar o funcionamento dos órgãos.
Apesar da Mente ser única e ter sua morada no Coração e ligação com o cérebro, ela possui 5 aspectos diferentes, cada um relacionado com um órgão Yin (Zang).
No capítulo 23 do Su Wen tem-se que o Coração abriga a mente, o Pulmão abriga a alma corpórea, o Fígado abriga a alma etérica, o Baço abriga o intelecto e o Rim é a morada da Força de Vontade.
Shen (Mente) – Coração
O aspecto da mente diretamente relacionado ao Coração é o Shen (Mente). Além de ter papel predominante sobre os outros aspectos e manter certo controle sobre eles, considera-se que o Shen é responsável pelo pensamento, sentimento, emoções, percepções e pela cognição.
Quando há deficiência, a mente fica perturbada e o indivíduo se torna incapaz de controlar e comandar seus pensamentos, ações e reações.
Para harmonizar a mente, pode-se utilizar o B44 (shentang).
Hun (Alma Etérea) – Fígado
O aspecto da mente relacionado ao Fígado é o Hun (Alma Etérea), conhecido também como o “vai e vem da mente” aspecto mais Yang de todos.
Considera-se que o Hun entra no corpo após o nascimento e sobrevive a morte.
Suas funções estão relacionadas ao planejamento, senso de direção, propósito de vida, sonhos, projetos, inspiração, criatividade e ideias.
O Hun é ancorado no aspecto Yin do Fígado e no Sangue. Quando há deficiência, o Hun flutua e o indivíduo fica sem direção (perdido na vida), depressivo ou com comportamento caótico e apresenta excesso de sonhos, inclusive com emissão seminal.
Para harmonizar a alma etérea, pode-se utilizar o B47 (hunmen).
Po (Alma Corpórea) – Pulmão
Ao contrário do Hun, o Po (alma corpórea) é o aspecto mais Yin da mente. Ele é formado na concepção (e por isso tem uma relação direta com a mãe) e não sobrevive a morte.
É responsável pelas funções fisiológicas, sensações físicas, sentimentos e expressões somáticas. Isso quer dizer que é o Po quem sente a dor e a coceira.
Quando há patologias no Pulmão ou excesso de tristeza, mágoa ou preocupação ou em caso de luto, deve-se tratar o Pulmão e o Po.
Para isso, pode-se utilizar o B42 (pohu).
Yi (Intelecto) – Baço
O aspecto Yi (Intelecto) da mente é relacionado ao Baço.
Suas funções incluem memória (relacionada aos estudos e trabalho), raciocínio, pensamento lógico, capacidade de estudar e aplicar.
Quando o Baço é forte, o raciocínio é rápido e claro, a memória é boa e o individuo apresenta boa capacidade de concentração e de atenção.
Quando há deficiência, o indivíduo não consegue manter o foco, a atenção e a concentração; o raciocínio fica lento e pode apresentar introspecção, pensamento excessivo, obsessivo ou fantasioso.
É preciso lembrar que o excesso de estudo prejudica o Baço, assim como o excesso de preocupação.
Para harmonizar o Yi, pode-se utilizar o B49 (yishe).
Zhi (Força de Vontade) – Rim
O aspecto Zhi da mente está relacionado a força de vontade, ímpeto, determinação e constância.
Quando as funções do Rim estão normais, o indivíduo consegue manter o foco nas metas estabelecidas e consegue cumpri-las.
Quando há deficiência, o individuo não consegue finalizar o que começa e desiste facilmente dos seus objetivos.
Para harmonizar o Zhi, pode-se utilizar o B52 (zhishi).
A figura abaixo ilustra as funções principais de cada aspecto da mente e seu ponto relacionado.
Referências
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– WANG, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013.
Muito bacana, obrigado pelas suas postagens que me ajudam muito.