A deficiência do Qi do Baço é uma das principais síndromes encontradas na prática clínica.
Entre suas principais causas estão a alimentação inadequada (excesso de alimentos gordurosos, açucar, etc) e o estilo de vida, especialmente o excesso de atividade mental.
Quando a deficiência do Qi do Baço não é tratada adequadamente ela pode progredir e gerar várias outras síndromes, que comprometem mais o sistema fisiológico como um todo e que também são de difícil tratamento.
São elas:
Umidade e Mucosidade
Quando há deficiência de Qi, o Baço começa a falhar na sua função de transporte e transformação fazendo com que ocorra produção de umidade (e posteriormente mucosidade) no aquecedor médio, que por sua vez pode acarretar em vários outros tipos de patologias.
Deficiência de Sangue
Considerando que o processo de formação do Sangue tem início no centro (Baço e Estômago), a deficiência de Qi do Baço prejudica a formação do Sangue que, em longo prazo, pode causar uma deficiência geral de Sangue.
Deficiência do Yang do Baço
A deficiência do Yang do Baço é uma “piora” do quadro de deficiência de Qi do Baço. Neste caso, o paciente começa a apresentar sintomas de frio.
Afundamento do Qi do Baço
Quando a deficiência do Qi do Baço se torna crônica, isto é, prolongada, as funções do Baço ficam cada vez mais prejudicadas até o ponto de o Qi do Baço não conseguir mais ascender (que é o seu movimento padrão). Aqui o paciente começa a apresentar fezes amolecidas, depressão, tendência a engordar, prolapsos (ânus, estômago, útero, etc), ou seja, o Baço não consegue mais manter os órgãos nos locais corretos.
Baço não controla o Sangue
Além de prejudicar a função de transporte e transformação, a deficiência do Qi do Baço também pode prejudicar sua função de controlar o Sangue dentro dos vasos. Neste caso, o paciente pode apresentar pequenas hemorragias sem causa aparente.
Deficiência do Qi do Coração
Através da teoria dos 5 movimentos, Coração e Baço estão diretamente relacionados e a deficiência do Qi do Baço pode ser a precursora da deficiência do Qi do Coração (deficiência do filho atingindo a mãe). Aqui o paciente começa a apresentar fadiga, dispneia ao esforço e transpiração espontânea.
Deficiência do Qi do Pulmão
Assim como acontece com o Coração, a deficiência de Qi do Baço pode causar deficiência do Qi do Pulmão (deficiência da mãe atingindo o filho). Neste caso, o paciente apresenta tosse leve, transpiração diurna, fadiga e aversão ao frio.
Deficiência de Yang do Rim
A umidade/mucosidade gerada pela deficiência do Qi do Baço prejudica a mobilização dos fluidos (via das águas) e consequentemente leva a deficiência do Yang do Rim. O paciente começa a apresentar dor lombar, sensação de frio, urina abundante e clara.
A figura abaixo resume as possíveis progressões da deficiência do Qi do Baço.
Referência
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
Muito bom, claro e objetivo