Na visão da Medicina Chinesa, a saúde mental e emocional está diretamente associada à mente (Shen) e seus 5 aspectos (Hun, Shen, Yi, Po e Zhi).

Para uma condição fisiológica (saúde) é preciso que cada um dos aspectos esteja equilibrado (relação com o órgão correspondente) e também que as relações entre eles esteja harmônica. E uma dessas relações fundamentais é entre Hun (alma etérea) e Shen (mente).

O Hun é o aspecto mais Yang da Mente e está associado à inspiração, criatividade, ideias, planos, sonhos de vida e aspiração. O “ir e vir” da mente depende diretamente do livre e suave fluxo de Qi.

Já o Shen é responsável pela consciência e pela razão.

Ainda não é assinante? CLIQUE AQUI e saiba mais…

 

Enquanto o Hun, por ser Yang, é capaz de criar e processar várias informações simultaneamente, o Shen somente consegue lidar com uma informação por vez.

Nesse sentido, para que se tenha saúde mental é necessário que o Shen controle e integre o Hun. Ao mesmo tempo, é necessário que o Hun dê “movimento” ao Shen.

Quando essas relações falham, aparecem as doenças da mente, tais como mania e depressão.

Na condição fisiológica, Hun dá movimento (ideias, inspiração, intuição e criatividade) e o Shen controla e integra as informações. O indivíduo será tranquilo, perspicaz e sábio.

Quando o Shen controla exageradamente o Hun (rigidez de ideias e repressão), o Hun perde seu movimento e tem-se a depressão.

Quando o Hun tem movimento excessivo, o Shen perde o controle e o indivíduo age por impulso e sem razão. É a mania.

Quando o Shen é incapaz de controlar o movimento do Hun, ele se torna excessivo e o indivíduo apresenta comportamente hiperativo e até maníaco.

Quando o Hun está deficiente, há falta de movimento. Nesse caso, o indivíduo perde sua capacidade de planejar, ter ideias, etc. É a depressão.

Na prática, para que essa relação seja saudável é preciso harmonizar Fígado e Coração, ou seja, identificar e corrigir quaisquer desarmonias que estejam afetando ambos os órgãos.

Referência
– MACIOCIA, Giovani. A prática da Medicina Chinesa: tratamento das doenças com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca, 2010.