Chong Mai é um dos oito vasos extraordinários e é conhecido como mar dos 5 órgãos Yin e e 6 vísceras Yang, mar dos 12 canais e mar de Sangue.
O termo chong remete à infundir, colidir, apressar, ruas, atividades, movimentos ou passagem livre. É possível compreender o Chong Mai como o canal com passagem livre e que permite o movimento e a função.
De acordo com os clássicos, chong Mai, Ren Mai e Du Mai tem a mesma origem: na região entre os dois rins e um ponto em comum: VC1 (huiyin).
Ainda não é assinante? CLIQUE AQUI e saiba mais…
O vaso origina-se na região inferior do abdômen, entre os rins e emerge na região do períneo.
O ramo abdominal emerge em E30 (qichong), conecta-se com o canal do Rim em R11 (henggu) e ascende pelo canal do Rim até R21 (youmen). Em seguida dispersa-se no tórax.
Depois ascende ao lado da garganta e do queixo, encurva-se ao redor dos lábios e termina abaixo dos olhos.
Um ramo espinal emerge de VC1 (huiyin) e ascende dentro da coluna lombar até o nível do B23 (shenshu).
Um ramo descendente emerge de E30 (qichong), desce ao longo do aspecto interno da coxa e da perna até o maléolo interno, no pé. Separa-se no calcanhar – um ramo vai ao arco, para se conectar com o canal do Rim, e outro ramo vai ao artelho maior, para se comunicar com o canal do Fígado.
Ele é chamado de “Mar dos 5 órgãaos e 6 vísceras” por que é a ligação entre a Essência Pré Natal (Rim) e Pós Natal (Baço, Estômago e Fígado) e também está conectado ao Coração (o monarca).
Já o termo “Mar dos 12 canais” é por que ele Influencia canais que se espalham por todo o corpo e também porque controla os canais secundários na região do abdômen.
“Mar de Sangue” é devido ao dele estar relacionado ao Sangue do Útero e controla os canais de conexão profundos de Sangue. Além disso, influência o Sangue e o rítmo do Coração.
As funções do Chong Mai são:
– Transformação da Essência em Tian Gui;
– Controlar a circulação de Qi no pé;
– Controlar membranas do abdômen;
– Levar Qi e Sangue para a região do queixo (pelos faciais).
Seu ponto de confluência (abertura) é BA4 (gongsun), localizado numa depressão distal à base do 1º osso metatarsal, na transição entre a pele clara e escura (planta / dorso do pé) e o ponto associado (fechamento) é PC6 (neiguan), localizado a 2 cun proximais à parte palmar do espaço na articulação da mão, no punho, entre os tendões do músculo palmar longo e do músculo flexor radial do carpo.
É preciso lembrar que na prática, os pontos de confluência ativam o vaso, porém, para maior efetividade é necessário utilizar pontos de cruzamento que, no caso do Chong Mai, são os seguintes:
– VC1 (huiyin) – ponto inicial;
– E30 (qichong);
– R11 (henggu);
.
.
.
– R21 (youmen).
As aplicações clínicas do Chong Mai são as seguintes:
Atuação específica de cada ramo
O ramo interno atua na transformação da Essência em Tian Gui e tem relação com o canal do Útero (Bao Luo).
O ramo abdominal atua na rebelião do Qi na região do abdômen.
Já o ramo da cabeça corrige a sensação de caroço na garganta e trás Qi e Sangue para a região do queixo.
O ramo espinal é efetivo para cólica menstrual na região lombar.
O ramo descendente influencia os 3 canais Yin do pé, promove o aquecimento dos pés, tem relação com F3 (taichong) e com BA6 (sanyinjiao) como ponto de comando. Ainda, infecções fúngicas no hálux podem indicar doença no Chong Mai.
Rebelião do Qi do Chong Mai
Atua na urgência interna (sensação de ansiedade vaga e inquietude, constipação, retenção de urina, hérnia, tontura e náusea) e na própria rebelião do Qi do Chong Mai (pés frios, sintomas abdominais, face quente, falta de ar, distensão nas mamas, dor de cabeça, dor no epigástrio, etc).
Doenças ginecológicas
Corrige condições de estase de Sangue, calor no Sangue e deficiência de Sangue na região do Útero.
Doenças masculinas
O Chong mai é responsável pelo preenchimento dos corpos cavernosos durante a ereção, atua provendo o Qi necessário para a ereção e controla o pênis.
Influenciar as membranas
O Chong Mai influencia as membramas do abdômen (peritônio).
Influenciar as mamas
O Chong Mai se dispersa no tórax e por isso influencia as mamas e também controla os vasos LUO.
Influenciar Coração
O Vaso Penetrador se dispersa no tórax (área do Coração). Por isso tem relação do Coração com o Sangue. Ainda faz a conexão do Útero com Coração pelo Vaso do Útero (bao mai).
Influenciar Estômago
A influência se dá por conta da conexão com canal do Estômago a partir de E30 (qichong). Ele é capaz de resolver condições de excesso no Estômago e tem relação com o enjoo matinal na gestação.
Influenciar eixo shaoyin
O Chong Mai tem relação entre Yin e Yang, equilibra a força de vontade e a Mente e a relação entre água e fogo.
Promover circulação do Qi nos pés
O ramo descendente leva Qi para as pernas.
Esse é um vaso muito importante porém muito pouco utilizado na prática clínica.
Referências principais
– MACIOCIA, Giovani. Obstetrícia e ginecologia em Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 2000.
– MACIOCIA, Giovani. Canais e colaterais. São Paulo: Roca, 2002.
– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– WANG, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013.
Deixar um comentário