Dai Mai é um dos oito vasos extraordinários e é conhecido como vaso da cintura.
De acordo com os clássicos, o Dai Mai circunda todo o corpo, dando uma volta completa como um cinturão.
Ainda não é assinante? CLIQUE AQUI e saiba mais…
Ele tem origem no hipocôndrio, em F13 (zhangmen) e circunda o corpo através de VB26 (daimai), VB27 (wushu) e VB28 (weidao).
As funções do Dai Mai são:
– Divide o corpo em duas partes (alto e baixo);
– Harmoniza Fígado e Vesícula Biliar;
– Apoia Qi do Útero e a Essência;
– Harmoniza a subida do Qi do Baço;
– Harmoniza o fluxo de Qi do Rim.
O Dai Mai é bastanta suscetível à patologias. Quando há excesso, o Dai Mai fica muito APERTADO e causa sensação de distensão no abdômen e sensação de “molhado” nas costas, dor nas costas que irradia para a região do abdômen inferior, dor abdominal irradiando para as costas, sensação de peso no abdômen e dor forte; Essa condição normalmente está associada ao excesso no Chong Mai.
Quando há deficiência, o Dai Mai fica muito FROUXO e causa hérnia, síndrome de atrofia (wei), aborto, prolapsos e dor leve e constante no quadril. A condição está associada a deficiência simultânea do Ren Mai.
As aplicações clínicas são:
Harmonizar Fígado e Vesícula Biliar
Tem relação estreita com o canal da Vesícula Biliar. Trata-se uma ação local do vaso que é útil especialmente em patologias de excesso (calor no Fígado, fogo do Fígado, calor na Vesícula Biliar, estagnação do Qi do Fígado, umidade na Vesícula Biliar).
Resolver umidade no Aquecedor Inferior
Trata-se de uma ação local do vaso. Distúrbios no vaso pode causar acúmulo de umidade no Aquecedor Inferior (tanto excesso quanto deficiência). É útil em casos como secreção vaginal excessiva, cistite e problemas urinários.
Regular a circulação do Qi nas pernas
O vaso influencia todos os canais “do pé”. Distúrbios no vaso podem prejudicar a circulação do Qi nos canais e causar sintomas como dor e frio nas pernas e pés.
Atuar em dores abdominais que irradiam
Trata-se de uma ação local do vaso em casos de dor causada por estagnação do Qi do Fígado ou umidade.
Atuar em doenças ginecológicas
Essa é mais uma ação local do vaso. É útil em secreção vaginal excessiva, formação de massas e afundamento do Qi do Baço e Rim (prolapso e abortos).
O ponto de confluência é VB41 (zulinqi), localizado em uma depressão na transição do corpo para a base dos 4º e 5º ossos metatarsais, lateral ao tendão do músculo extensor longo do dedo mínimo do pé, e o ponto associado é TA5 (waiguan), localizado a 2 cun proximais à parte dorsal do espaço na articulação da mão, no punho, em uma depressão entre o rádio e a ulna, radial ao músculo extensor dos dedos.
Os ´pontos de confluência ativam o vaso extraordinário e o uso dos pontos de cruzamento melhora a ação. No caso do Dai Mai, esses pontos são:
– F13 (zhangmen);
– VB26 (daimai) – ponto de partida;
– VB27 (wushu);
– VB28 (weidao).
Para finalizar, o Dai Mai é o único vaso horizontal do corpo e sempre deve ser considerado na prática clínica.
Referências principais
– MACIOCIA, Giovani. Obstetrícia e ginecologia em Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 2000.
– MACIOCIA, Giovani. Canais e colaterais. São Paulo: Roca, 2002.
– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– WANG, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013.
Deixar um comentário