Acupuntura ajuda pacientes que desenvolveram complicações após se recuperar do COVID-19.

Atualmente, a atenção está direcionada para o novo coronavírus (COVID-19) devido sua presença global. A acupuntura tem desempenhado uma papel importante no cenário pós-Covid.

Assim que os pacientes vão se recuperando do COVID-19, sofrem com problemas multifatoriais causados pela infecção.

Os problemas mais comuns que estão atingindo a maior parte dos pacientes duas semanas após terem seus exames negativados são:

  • Tosse e dor de garganta persistente;
  • Fadiga extrema;
  • Doença pulmonar pós COVID;
  • Ansiedade, depressão e insônia;
  • Problemas cognitivos similares à traumas e danos cerebrais leves;
  • Problemas digestivos como inchaço, intestino irritado, náusea, vômito e dor abdominal.

O problema da tosse persistente após a recuperação do COVID-19 é muito comum. Esses pacientes relatam tosse seca, irritação na garganta e catarro escasso e branco. Acupuntura é efetiva em 90% dos casos sem o desenvolvimento de efeitos colaterais.

No grupo de acupuntura, o paciente é perfurado com uma agulha de aço inoxidável que é tão fina quanto um fio de cabelo em pontos específicos de acupuntura. Foram 10 sessões de tratamento, com duração de 30 minutos cada. No grupo que fez uso de medicamentos, os pacientes receberam cápsulas de Metoxifenamina três vezes ao dia durante 10 dias e a taxa de sucesso foi de 70%.

A fadiga extrema desenvolvida em pacientes após COVID é causada pela depleção do Qi, causada pela hipoatividade o eixo hitotalâmico-pituitário. A acupuntura é realizada em pontos selecionados por 5 dias e em uma ou duas semanas 80% dos pacientes exibem melhora nos níveis de fadiga.

A doença pulmonar pós COVID pode ser efetivamente tratada com acupuntura e moxabustão. O princípio é promover, regular e estimular a função de autoregulação do corpo. A maior parte desses pacientes apresentam sintomas similares a doença obstrutiva crônica do pulmão, devido a lesãona parênquima do pulmão causada pela pneumonite.

Ansiedade, depressão e insônia são muito comuns em pacientes pós COVID-19 e podem ser efetivamente tratados através do estímulo de acupontos específicos que estimulam a produção de melatonina e o do hormônio da alegria, a serotonina.

Vários pacientes que se recuperaram da COVID-19 apresentam um impacto cognitivo recorrente ou problemas de memória e inabilidade em manter o foco. Isso é causado pela resposta do corpo à infecção, o que faz com que o Sangue se torne extremamente grosso. Esse quadro é particularmente visto em pacientes que ficaram na UTI. Estudos recentes revelaram que a acupuntura em pontos específicos melhoram a habilidade cognitiva. O tratamento é realizado por um período de quatros semanas, cinco dias por semana, e cada sessão com duração média de 30 minutos.

Sintomas digestivos pós COVID-19 incluem náusea persistente e vômito, perda de apetite, inchaço, dor abdominal e intestino irritável. Pacientes se submetem a acupuntura três vezes por semana durante quatro semanas. A maior causa desses sintomas é o impacto no baço, estômago e fígado. Acupuntura promove o peristaltismo gástrico em pacientes com motilidade gástrica reduzida e suprime peristaltismo naqueles com mobilidade inicial aguda.

Aproximadamente 70 % – 80% dos pacientes exibem melhora dos seus sintomas com acupuntura, que é um tratamento efeito e sem nenhum tipo de efeito colateral.

Fonte: Daily (https://www.dailyo.in/variety/acupuncture-covid-19-treatment/story/1/33653.html)