Acupuntura nos primeiros dias agiliza recuperação da Paralisia de Bell
A paralisia de Bell é uma condição de paralisia ou fraqueza muscular unilateral na face causada por uma disfunção aguda do nervo facial sem uma causa específica.
Após o tratamento inicial, recomenda-se tratamentos não farmacológicos como laser, acupuntura ou fisioterapia.
Falando em acupuntura, sabe-se que é extremamente efetiva na recuperação desses pacientes mas há uma controvérsia geral sobre quando é melhor começar o tratamento.
Essa pesquisa, publicada em setembro de 2022, responde essa pergunta!
O estudo retrospectivo analisou os registros médicos de 345 pacientes diagnosticados com paralisia de Bell.
Todos eles receberam o tratamento convencional com medicamentos ocidentais e também acupuntura.
Para manter a integridade e qualidade da pesquisa, foram selecionados 122 pacientes, divididos em 2 grupos: um que recebeu acupuntura nos primeiros dias pós paralisia e outro grupo que recebeu acupuntura somente após os 7 primeiros dias.
De forma geral, a acupuntura realizada nos primeiros dias foi feita de forma manual, com manipulações a cada 10 minutos em pontos localizados na face:
- B2 (cuanzhu);
- E1 (chengqi);
- E4 (dicang);
- E6 (jiache);
- IG20 (yingxiang);
- VB20 (fengchi).
Após os 7 primeiros dias, o estímulo passou a ser realizado por eletroacupuntura, onda contínua de 20Hz, período de 0,5ms e corrente de 1 a 2mA também em pontos locais:
- B2 (cuanzhu);
- VB14 (yangbai);
- E1 (chengqi);
- IG20 (yingxiang);
- E4 (dicang);
- E6 (jiache);
- Ex-HN (qian zheng);
- TA17 (yifeng);
- VB20 (fengchi).
Os resultados indicaram que a maior parte dos pacientes que receberam acupuntura nos primeiros dias estavam completamente recuperados na 12ª semana (contra 24 semanas de tratamento para os que começaram após 7 dias) e apresentaram menos sequelas.
Isso quer dizer que, no caso da paralisia de Bell, quanto antes iniciar o tratamento com acupuntura, melhor é.
Referência
– Yang LS, Zhou DF, Zheng SZ, Zhao BM, Li HG, Chen QQ, Zhong Y, Yang HZ, Zhang K, Tang CZ. Early intervention with acupuncture improves the outcome of patients with Bell’s palsy: A propensity score-matching analysis. Front Neurol. 2022 Sep 14;13:943453. doi: 10.3389/fneur.2022.943453. PMID: 36188388; PMCID: PMC9517937.