Acupuntura nos primeiros dias agiliza recuperação da Paralisia de Bell

A pesquisa publicada no dia 14 de setembro de 2022 e conduzida na província de Guangzhou, na China teve como objetivo descobrir quando é melhor começar o tratamento com acupuntura após a paralisia de Bell.

Do ponto de vista da Medicina Ocidental, a paralisia de Bell é uma mononeuropatologia cranial comum que ocorre em 70% dis casos de paralisia facial periférica.

Também é definida como uma paralisia ou fraqueza muscular unilateral na face causada por uma disfunção aguda do nervo facial sem causa específica.

De acordo com as estatísticas, 30% dos pacientes apresentam sequelas, dentre elas paresia residual, contratura e contração involuntária da musculatura do lado paralisado (sincinesia).

É uma condição que gera grande impacto na vida do paciente, especialmente nas funções sociais, expressão emocional e saúde psicológica.

Na fase aguda, o tratamento é feito através de corticosteroides / antivirais e na fase crônica através de terapias não farmacológicas como a acupuntura.

Este foi um estudo retrospectivo com 345 pacientes que foram atendidos entre agosto de 2016 e dezembro de 2021 e diagnosticados com paralisia de Bell no 3º hospital de Sun Yat Sen (China).

Todos os pacientes receberam as medicações de acordo com as diretrizes de tratamento para paralisia de Bell:

◦Primeiros 7 dias: Predsinona 30mg via oral;

◦Do 8º ao 14º dia: Predsinona 20mg via oral;

◦Do 14º ao 21º dia: Predsinona 10mg via oral.

Para ajustar a qualidade e a distribuição dos pacientes, a pesquisa avaliou as resposta de 122 deles, de acordo com o tipo de tratamento:

◦Grupo 1: Início da acupuntura nos primeiros 7 dias (média de 3 dias);

◦Grupo 2: Início da acupuntura depois de 7 dias (média de 9 dias).

Nos primeiros dias, foi realizada acupuntura manual leve uma vez ao dia, com agulhas de 25 x 0,3mm, e após de qi, manipulação por pistonagem a cada 10 minutos com retenção total de 30 minutos. Os pontos utilizados foram:

◦B2 (cuanzhu);

◦E1 (chengqi);

◦E4 (dicang);

◦E6 (jiache);

◦IG20 (yingxiang);

◦VB20 (fengchi).

Já após os sete dias, foi feita eletroacupuntura durante 30 minutos com onda contínua, frequência de 20Hz, pulso de 0,5ms e corrente de 1 a 2 mA, 3 vezes por semana durante 24 semanas. Os pontos utilizados foram:

◦B2 (cuanzhu);

◦VB14 (yangbai);

◦E1 (chengqi);

◦IG20 (yingxiang);

◦E4 (dicang);

◦E6 (jiache);

◦Ex-HN (qian zheng);

◦TA17 (yifeng);

◦VB20 (fengchi).

Os pacientes foram acompanhados até recuperação completa ou por 24 semanas e a avaliação foi realizada através da escala da Paralisia de Bell, que varia de 1 (funções normais) e 6 (paralisia total).

De acordo com os dados obtidos, a taxa de recuperação completa foi maior nos pacientes que iniciaram o tratamento com acupuntura rapidamente após a paralisia (57 no grupo 1 e 51 no grupo 2), assim como o índice de sequelas (4 no grupo 1 e 10 no grupo 2).

Ainda, o tempo para recuperação do paciente foi menor para pacientes que iniciaram o tratamento rapidamente.

A pesquisa concluiu então que o tratamento com acupuntura para paralisisa de Bell deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Desta forma, as chances de recuperação são maiores e o tempo de tratamento menor.

 

Assista a AULA completa sobre a pesquisa!

Para continuar, faça LOGIN ou CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição!

Referência
Yang LS, Zhou DF, Zheng SZ, Zhao BM, Li HG, Chen QQ, Zhong Y, Yang HZ, Zhang K, Tang CZ. Early intervention with acupuncture improves the outcome of patients with Bell’s palsy: A propensity score-matching analysis. Front Neurol. 2022 Sep 14;13:943453. doi: 10.3389/fneur.2022.943453. PMID: 36188388; PMCID: PMC9517937.

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

Deixe um comentário