Dismenorreia é a a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias ou permanecer 1 a 3 dias após o final do período menstrual. A dor pode ocorrer no abdômen inferior, região sacral ou irradiar para as costas e pernas.
Na visão ocidental, é causada pela passagem do fluxo menstrual. Trata-se de contrações uterinas que expulsam o Sangue.
Já na visão da Medicina Chinesa, causas e mecanismos diversos (de excesso ou deficiência) levam à um quadro de estagnação do Qi ou Estase de Sangue.
Ainda não é assinante? CLIQUE AQUI e saiba mais…
As síndromes relacionadas à dismenorreia são:
Estagnação do Qi
O Qi está com seu fluxo prejudicado impedindo a movimentação do Sangue para baixo. Os sinais e sintomas incluem dor no abdômen inferior durante o período menstrual ou alguns dias antes, sensação de distensão abdominal e das mamas (intensa), início lento da menstruação, sangue escuro e sem coágulos, TPM e irritabilidade. O pulso é em corda e a língua é normal ou levemente avermelhada nas laterais.
O princípio de tratamento é movimentar o Qi e o Sangue, resolver estagnação e cessar a dor.
Alguns pontos importantes para o tratamento:
– F3 (taichong);
– VC6 (qihai);
– VB34 (yanglingquan)
– BA8 (diji);
– E29 (guilai);
– BA10 (xuehai);
– BA6 (sanyinjiao);
– BA4 (gongsun);
– PC6 (neiguan);
– BA14 (fujie).
Estase de Sangue
O Sangue não consegue circular adequadamente e há formação de estase. Os sinais e sintomas incluem dor intensa em pontada, antes ou durante o período menstrual, sangue menstrual escuro com coágulos grandes, inquietude mental. A dor melhora depois da eliminação dos coágulos. O pulso é áspero e a língua é arroxeada ou tem petéqueas arroxeadas.
O princípio de tratamento envolve revigorar o Sangue, eliminar a estase e cessar a dor. Para isso, pode-se considerar o uso de:
– F3 (taichong);
– VC6 (qihai);
– VB34 (yanglingquan)
– BA8 (diji);
– E29 (guilai);
– BA10 (xuehai);
– BA6 (sanyinjiao);
– BA4 (gongsun);
– PC6 (neiguan);
– R14 (siman).
Frio no Útero
Trata-se de uma condição em que há presença de frio no Útero (origem externa). Os sinais e sintomas incluem dor central intensa que ocorre antes ou após o período menstrual e que é aliviada por calor, sangue menstrual escasso e vermelho brilhante, coágulos escuros, sensação de frio e dor nas costas. O pulso é tenso, profundo e lento e a língua é arroxeada com saburra branca.
O princípio de tratamento envolve aquecer o Útero, expelir o frio e revigorar o Sangue. Para isso pode-se pensar nos seguintes pontos:
– P7 (lieque);
– R6 (zhaohai);
– VC4 (guanyuan);
– E29 (guilai);
– BA8 (diji);
– BA6 (sanyinjiao);
– E36 (zusanli);
– E28 (shuidao).
Umidade calor
Condição em que há presença de umidade calor no Aquecedor Inferior. Os sinais e sintomas incluem dor hipogástria antes da menstruação e no meio do ciclo, sensação de queimação que vai até o sacro, sensação de calor, sangue menstrual com pequenos coágulos, corrimento vaginal, urina escassa e escura (cheiro), sede, inquietude mental. O pulso é escorregadio e a língua é avermelhada com saburra amarela e pegajosa.
O princípio de tratamento inclui limpar calor, eliminar umidade e dissolver estase. Para isso, sugere-se o uso dos seguintes pontos:
– BA9 (yinlingquan);
– BA6 (sanyinjiao);
– P7 (lieque);
– R6 (zhaohai);
– VC3 (zhongji);
– E28 (shuidao);
– B32 (ciliao);
– B22 (sanjiaoshu);
– VC9 (shuifen);
– BA10 (xuehai);
– IG11 (quchi);
– R2 (rangu);
– F3 (taichong).
Estagnação do Qi do Fígado com formação de calor ou fogo
Neste caso, há estagnação do Qi do Fígado com formação de calor ou fogo. Os sinais e sintomas são: dor abdominal antes ou durante o período menstrual, sangue menstrual escuro e com fluxo intenso, irritabilidade, sede, fezes ressecadas. O pulso é em corda e rápido e a língua é avermelhada com saburra amarela, especialmente nas laterais.
O princípio de tratamento envolve limpar calor, acalmar o Fígado, resolver estagnação e cessar a dor. Sugestão de pontos:
– F3 (taichhong);
– F2 (xingjian);
– F14 (qimen);
– VC6 (qihai);
– VC4 (guanyuan);
– R14 (siman);
– BA10 (xuehai);
– IG11 (quchi);
– TA6 (zhigou);
– VB34 (yanglingquan).
Deficiência do Qi e Sangue
Há deficiência simultânea de Qi e Sangue. Os sinais e sintomas incluem dor hipogástria surda no fim ou após o período menstrual, sensação de repuxamento, dor que melhora com a pressão e massagem, sangramento escasso, compleição pálida, cansaço, tontura e fezes amolecidas. O pulso é áspero e a língua é pálida e inchada.
Como princípio de tratamento tem-se tonificar o Qi, fortalecer o Baço e nutrir o Sangue. Os pontos sugeridos para o tratamento são:
– VC4 (guanyuan);
– VC6 (qihai);
– E36 (zusanli);
– BA6 (sanyinjiao);
– BA8 (diji);
– B20 (pishu);
– BA10 (xuehai);
– B32 (ciliao).
Deficiência do Yang e do Sangue
Há deficiência simultânea de Yang e Sangue. Os principais sinais e sintomas são: dor abdominal imprecisa após a menstruação, sangue menstrual escasso, dor que melhora com a pressão e com o calor, cefaleia, depressão, tontura. O pulso é fino e profundo e a língua é pálida e inchada.
O princípio de tratamento inclui aquecer o Yang, fortalecer o Baço, nutrir o Sangue e cessar a dor. Para isso, pode-se utilizar:
– B20 (pishu);
– VC12 (zhongwan);
– E36 (zusanli);
– BA6 (sanyinjiao);
– VC4 (guanyuan);
– F8 (ququan);
– P7 (lieque);
– R6 (zhaohai);
– B32 (ciliao).
Deficiência do Yin do Fígado e Rim
Neste caso há deficiência do Yin do Fígado e do Rim (Sangue e Essência). Os sinais e sintomas incluem dor surda no hipogástrio no final ou após o ciclo menstrual, dor nas costas, tontura, sangramento escasso, dor que melhora com a pressão ou massagem, tontura, visão borrada, exaustão. O pulso é flutuante vazio e a língua é sem saburra. Pode existir sinais de calor por deficiência.
Aqui, o princípio de tratamento envolve nutrir o Fígado e o Rim e nutrir o Yin. Os pontos sugeridos são:
– B23 (shenshu);
– B18 (ganshu);
– VC4 (guanyuan);
– BA6 (sanyinjiao);
– R3 (taixi);
– E36 (zusanli);
– P7 (lieque);
– R6 (zhaohai);
– B32 (ciliao).
É muito importante destacar que na “emergência” deve-se tratar o ramo, ou seja, durante a crise de cólica menstrual, independentemente da síndrome e do mecanismo, deve-se atuar para cessar a dor e reestabelecer o livre fluxo.
Para isso, sugere-se o uso de BA6 (sanyinjiao) e VC3 (zhongji). F3 (taichong) também um ponto importante,
Referência
– MACIOCIA, Giovani. Obstetrícia e ginecologia em Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 2000.
Deixar um comentário