Efeitos do laser no IG4 (hegu) na redução da dor durante a anestesia local em crianças
Um estudo indiano comparou e avaliou os efeitos do uso do laser no ponto IG4 (hegu) em comparação ao uso do gel de benzocaína (20%) durante a aplicação de anestesia local durante procedimento odontológico em crianças.
Para isso, foram selecionadas 40 crianças com idades entre 5 e 9 anos, que nunca tinham realizado procedimentos odontológicos, divididas em dois grupos.
O primeiro grupo foi submetido à:
- 1º atendimento: aplicação de laser de baixa potência (200mW, comprimento de onda de 980nm e energia de 3 ou J) durante 1 minuto no ponto IG4 (hegu) associado à aplicação de um cotonete úmido (sem medicamento) na região onde a anestesia seria aplicada por 30 segundos;
- 2º atendimento: aplicação de laser de baixa potência DESLIGADO durante 1 minuto no ponto IG4 (hegu) associado à aplicação de um cotonete embebido em gel de benzocaína (anestésico tópico) na região onde a anestesia seria aplicada durante 30 segundos.
O segundo grupo foi submetido ao procedimento contrário, ou seja, receberam benzocaína e laser desligado no primeiro atendimento e laser real e cotonete úmido no segundo.
O nível de dor foi avaliado através de uma escala chamada (SEM) – som, olhar e movimentos, pela taxa de batimento cardíaco e escala subjetiva de dor de Wong-Baker.
Os resultados indicaram que o uso do laser no IG4 (hegu) é mais efetivo para a redução da dor do que o uso do gel de benzocaína, uma vez que os pacientes quando submetidos ao laser apresentam índice subjetivo de dor, escala SEM e taxa de batimentos cardíacos significantemente menores.
Na sua discussão, o estudo justifica do uso do ponto IG4 (hegu) por ser ponto de comando da face e efetivo para reduzir a dor em patologias da face e justifica seu efeito informando que o ponto de acupuntura ativa e estimula as fibras A-delta e C e envia sinais através da medula espinal e com a liberação de dinorfinas e encefalinas; quando esses sinais chegam ao mesencéfalo, os mediadores excitatórios e inibitórios são ativados e os neurotransmissores são produzidos causando inibição pré e pós sináptica de transmissão da dor.
Referência
– Sandhyarani B, Pawar RR, Patil AT, Kevadia MV. Effect of Low-level Laser on LI4 Acupoint in Pain Reduction during Local Anesthesia in Children. Int J Clin Pediatr Dent. 2021 Jul-Aug;14(4):462-466. doi: 10.5005/jp-journals-10005-1995. PMID: 34824496; PMCID: PMC8585907.
Gostaria de saber qual tipo de laser e se possível, a marca do aparelho que foi utilizado no estudo. Uso aparelhos da MMO e DMC, de 100mW. O infravermelho não vai até 980 nm. É possível fazer alguma adaptação? Sou odontopediatra, esse assunto me interessa muito.
A especificação do laser utilizado na pesquisa é: saída de 200 mW, comprimento de onda 980 nm, e saída de 3–4 Joules (Zolar photon plus diode laser) durante 1 minuto. Você pode aumentar a potência ou fazer a aplicação por 2 minutos :-)