Análise das características clínicas e fatores preditivos em pacientes com gota causada por diferentes síndromes na Medicina Chinesa: um estudo transversal

Gota é uma doença metabólica e inflamatória caracterizada pela precipitação e deposição de cristais de urato monossódico nas articulações e outros tecidos devido uma falha no metabolismo da purina e/ou redução da excreção de ácido urino no Sangue.

Ela está associada à níveis elevados de ácido úrico que causam danos articulares, inflamação crônica, formação de tofos (nódulos duros e visíveis) e também pode estar presente em mecanismos patológicos associados à doenças cardíacas e vasculares, diabetes, doenças renais, síndrome metabólica, etc.

Isso quer dizer que a condição não apenas diminui a qualidade de vida do paciente, mas também gera danos sistêmicos ao organismo.

Estima-se que a condição afete cerca de 3,9% da população mundial anualmente, especialmente homens e sua incidência aumenta com a idade. Dentre as causas são apontadas a genética, estilo de vida e fatores metabólicos.

Na visão da Medicina Chinesa, a gota é categorizada como síndrome Bi. Seu mecanismo patológico está relacionado com a estagnação de Qi nos canais, invasão de umidade externa ou formação de umidade interna.

De acordo com a obra “Tratado de problemas no Sangue”, as funções de transformação e transporte do Baço estão diretamente relacionadas com o mecanismo patológico da gota.

Basicamente tem-se um acúmulo de umidade e estase de Sangue nos canais, que resulta em edema articular, dor e acúmulo de ácido úrico no sangue.

Para entender as relações entre a condição, as síndromes da Medicina Chinesa e os marcadores biológicos que predizem a condição, foi realizado um estudo transversal com 1658 pacientes tratados no 1º Hospital Afiliado de Cheng Du (China) entre 2019 e 2022.

Todos os pacientes foram diagnosticados através da Medicina Chinesa, mais especificamente através de:

  1. 4 pilares do diagnóstico (interrogatório, palpação, inspeção e ausculta e olfação);
  2. 8 princípios;
  3. Diferenciação por órgãos e vísceras.

Foram identificadas 4 síndromes:

– Umidade calor (571 casos): caracterizada por presença de eritema (vermelhidão), transpiração profusa, sensação de calor, saburra amarela e pegajosa e pulso rápido e escorregadio.

– Mucosidade e estase de Sangue (572 casos): caracterizada por presença de deformidade articular, língua arroxeada com presença de equimoses e pulso escorregadio ou áspero.

– Deficiência de Baço gerando umidade (339 casos): caracterizada por fadiga, fezes amolecidas, língua pálida com marca de dentes e pulso fraco.

– Deficiência de Qi e Sangue (176 casos): caracterizada por palidez, tontura, saburra fina e pulso fraco e fino.

A partir dessa identificação foram realizadas correlações clínicas (Medicina Chinesa x Medicina Ocidental) através de marcadores biológicos e os resultados indicaram padrões bem diferentes para cada uma das síndromes, especialmente no que diz respeito a indicadores de células sanguíneas, marcadores de função renal, parâmetros do metabolismo do lipídio e homocisteína.

 

Continue lendo…

Para continuar, faça LOGIN ou CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição!

Para finalizar, os pesquisadores sugerem a realização de novos estudos, especialmente os prospectivos e multi-centro, para explorar ainda mais as síndromes associadas à gota especialmente no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento e também desenvolver modelos preditivos relacionando marcadores biológicos e mecanismos patológicos (síndromes) como o objetivo de evitar o surgimento da fase aguda (extremamente dolorosa ao paciente).

Referência
Dan Xu, Juxi Jiang, Tingting Chen, Junyi Wang, Lin Feng, Weizhong Chen, Wantai Dang. Analysis of Clinical Characteristics and Predictive Factors in Patients with Gout Caused by Different Traditional Chinese Medicine Syndromes: A Cross-Sectional Study, European Journal of Integrative Medicine, 2025, 102491, ISSN 1876-3820, https://doi.org/10.1016/j.eujim.2025.102491.

Quem escreveu: Aprendiz de MTC

Um comentário

  1. Nelis 14 de maio de 2025 at 10:56 - Reply

    Show Professora Ana!! Muito completo didático e embasado em estudos cientificos, o que a diferencía da maioria dos profissionais e professores de MC. Muito interessante essa abordagem sindrômica para um tratamento realmente efetivo.

Deixe um comentário