Efeitos da acupuntura no tempo de resposta para alívio completo da dor na cólica renal

​Esse estudo, realizado pelo Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing (CN), teve como objetivo avaliar a eficácia da acupuntura no tempo de resposta no alívio da dor e o tempo para alívio total da dor na cólica renal em comparação com a acupuntura falsa.

A urolitíase é uma condição patológica do sistema urinário cada vez mais frequente e cerca de 23,4% dos pacientes com esse diagnóstico apresentam episódios agudos de cólica renal.

Na crise, a dor é intensa e aguda, localizada na região lombar ou abdômen, com irradiação para a virilha. É considerada pior do que a dor do parto.

No serviço de emergência, o padrão é oferecer analgesia rápida, normalmente através de anti inflamatórios não esteroidais. Porém, há falha em resolver a dor no prazo de 30 minutos em 30% dos casos.

No primeiro estudo realizado pelo hospital, concluiu-se que o uso de diclofenaco sódico associado a acupuntura melhora a dor em 50% nos primeiros 30 minutos, porém com regressão posterior dos efeitos, quando comparada com a acupuntura “falsa”. A forma de avaliação e o tipo da pesquisa fizeram com que o resultado fosse inconclusivo.

Diante dos resultados, foi necessária a realização de um segundo estudo com o objetivo de avaliar se a acupuntura tem efeito prolongado e se há diferenças de acordo com as características do paciente (homem ou mulher, magro ou obeso, faixa etária, etc).

Nesse segundo estudo, os objetivos foram:

– Avaliar a diferença entre acupuntura real e acupuntura falsa no tempo de resposta para o alívio completo da dor;

– Avaliar as correlações entre as características do paciente e os resultados.

Para isso, foram selecionados 80 pacientes atendidos pelo serviço de emergência, com idade entre 18 e 75 anos, diagnóstico de cólica renal aguda via Raio X ou ultrassonografia e nível de dor maior do que 4 de acordo com a escala analógica da dor.

Os pacientes foram dividos em 2 grupos de forma aleatória (1:1). Um grupo recebeu acupuntura real e outro acupuntura falsa.

Todos receberam injeção intramuscular de 50mg/2ml de diclofenaco sódico e se dor fosse maior do que 8, recebia também 0,1mg/Kg de morfina via intravenosa e 10mg de racanisodamina via intramuscular.

No grupo da Acupuntura real,foi utilizado o ponto extra yaotongdian (Ex-UE-7) de forma bilateral, com profundidade de 8 – 10mm, manipulação em pistonagem por 30 segundos até De Qi e retenção por 30 minutos.

No grupo da Acupuntura falsa, foram utilizados 4 “não pontos” no braço dentre 16 possíveis e determinados de forma aleatória, com profundidade de 1 – 2 mm e sem manipulação.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

– Redução em 50% da dor inicial após 15 minutos em 33 pacientes no grupo “acupuntura real e 11 no grupo “acupuntura falsa;

– Redução em 50% da dor inicial após 60 minutos em 39 pacientes no grupo “acupuntura real e 37 no grupo “acupuntura falsa;

– Redução total da dor inicial após 15 minutos em 8 pacientes no grupo “acupuntura real e 1 no grupo “acupuntura falsa;

– Redução total da dor inicial após 60 minutos em 30 pacientes no grupo “acupuntura real e 13 no grupo “acupuntura falsa.

 

A pesquisa concluiu que não há diferença no resultado entre pacientes com características diferentes e que a acupuntura agiliza a redução da dor e mantém o efeito da analgesia. É uma excelente terapia complementar para pacientes com cólica renal aguda.

 

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Referência
Xue-Zhou Wang , Cun-Zhi Liu , Li-Qiong Wang , Zhi-Cheng Qu , Ying Cao , Shi-Yan Yan , Jing-Wen Yang , Jian-Feng Tu. Acupuncture for response and complete pain relief time of acute renal colic: secondary analysis of a randomized controlled trial. DOI https://doi.org/10.1016/j.imr.2024.101021.

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

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