Os pontos de influência, também conhecidos como pontos mestres e pontos hui exercem influência especial em determinados tecidos, órgãos, energia ou sangue. O caractere hui significa acolher, encontrar ou juntar.

Os pontos desse grupo exercem efeitos profundos no funcionamento do corpo. Cada um deles tem um efeito sistêmico específico num determinado componente, área ou sistema do corpo.

Como algumas patologias afetam várias partes do corpo, os pontos de influência são uma ótima opção de tratamento, pela eficácia e pelo uso reduzido de pontos.

Os 8 pontos de influência são:

F13 (zhangmen – para o portão no fim) – ÓRGÃOS

Ponto de influência: órgãos (zang)
Localização: Na margem inferior anterior da extremidade livre da 11º costela.
Comentários: Ponto de influência dos órgãos. Atua sobretudo no baço, e é utilizado para deficiência do baço, especialmente se acompanhada por estagnação do Qi do fígado.

VC12 (zhonwan – no meio do epigástrio) – VÍSCERAS

Ponto de influência: vísceras (Fu)
Localização: Na linha mediana anterior, 4 cun cranialmente ao umbigo ou 4 cun caudalmente ao ângulo esternocostal.
Comentários: Ponto de influência das vísceras. O ponto é utilizado para tonificar estômago e baço, influenciando assim todos os órgãos Yang, especialmente nas doenças digestivas.

VC17 (danzhong – centro da caixa toráxica) – QI

Ponto de influência: qi
Localização: Na linha mediana anterior, na altura do 4º espaço intercostal (entre os mamilos).
Comentários: Ponto de influência do qi. O ponto é utilizado para tonificar os pulmões, coração e Qi Toráxico (Zong Qi). É também o ponto Mar de Qi, que é um motivo adicional para sua forte conexão com o Qi. Pode ser utilizado para deslocar o Qi do tórax, especialmente em transtornos emocionais, especialmente preocupação e ansiedade.

B17 (geshu – Ponto shu do diafragma) – SANGUE

Ponto de influência: sangue
Localização: 1,5cun lateral à linha mediana, na altura da margem inferior do processo espinhoso da T 7.
Comentários: Ponto de influência do sangue. É usado para tonificar o Sangue se for usado apenas com moxabustão e para mover o Sangue se for agulhado. Também é útil para deslocar o Sangue localmente para aliviar dor na parte superior das costas.

VB34 (yangliangquan – fonte da colina yang) – TENDÕES

Ponto de influência: tendões
Localização: Na depressão anterior e abaixo da cabeça da fíbula entre os músculos fíbular longo e extensor longo dos dedos do pé.
Comentários: Ponto de influência dos tendões. Pode ser utilizado em casos de fraqueza ou rigidez articular e Síndrome de Obstrução Dolorosa (Síndrome Bi). Resolve contraturas, rigidez ou fraqueza dos tendões.

P9 (taiyuan – grande sumidouro) – VASOS SANGUÍNEOS

Ponto de influência: vasos sanguíneos
Localização: na região palmar do espaço na articulação da mão, no punho (“prega distal do punho”), radial à artéria radial e ulnar ao tendão do músculo abdutor longo do polegar.
Comentários: Ponto de influência dos vasos sanguíneos (artérias e veias). É utilizado também para tonificar o Qi do pulmão, sobretudo quando o pulso é profundo e filiforme.

B11 (dazhu – grande lançadeira) – OSSOS

Ponto de influência: ossos
Localização: 1,5cun lateral à linha mediana, na altura da margem inferior do processo espinhoso da T 1 (com ombros caídos, na altura do acrômio).
Comentários: Ponto de influência dos ossos. Pode ser usado para artrite crônica e para todas as doenças ósseas. É um ponto importante para a Síndrome de Obstrução Dolorosa Óssea (Síndrome Bi).

VB39 (xuanzhong – sino suspenso) – MEDULA

Ponto de influência: medula
Localização: 3 cun proximais à proeminência do maléolo lateral na margem anterior da fíbula.
Comentários: Ponto de influência da medula. É usado para nutrir a medula e o Yin em caso de golpe de vento (acidente vascular encefálico). Também é combinado com moxabustão para evitar golpe de vento.

Referências
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.

Contribuição
– Alberto Machida.