Um estudo realizado no Hospital El-Kasr El-einy da Universidade do Cairo em 2016 concluiu que o tratamento com laserpuntura reduz os marcadores bioquímicos que indicam a atividade da doença e o nível de dor em pacientes portadores de Artrite Reumatoide.

A Artrite Reumatoide é uma doença auto-imune e inflamatória crônica que inicialmente afeta as diversas articulações do corpo e posteriormente leva à destruição progressiva das cartilagens articulares e ossos.

Na visão da Medicina Chinesa, a doença está relacionada à uma desordem digestiva complexa que danifica o Fígado, Estômago, Intestino Grosso, Intestino Delgado e Baço.

Em linhas gerais, o tratamento realizado tem objetivo de minimizar a dor e o desconforte e impedir a progressão da doença. Apesar dos medicamentos convencionais serem eficazes nisso, seus efeitos colaterais são graves e incluem úlceras gastrointestinais e insuficiência renal.

O estudo foi realizado com 30 pacientes portadores de artrite reumatoide (26 mulheres e 4 homens) com idade média de 43 anos. Foram descartados da pesquisa os pacientes com outras patologias associadas (como lúpus, esclerose múltipla, etc), portadores de patologias cardíacas, fumantes e que faziam uso periódico de bebidas alcóolicas.

Além dos 30 pacientes, um grupo de controle composto de 20 pessoas saudáveis também passou pelo tratamento.

Foram realizadas 12 sessões ao todo, sendo 3 sessões por semana durante 4 semanas.

Foi utilizado equipamento laser com comprimento de onda de 904nm e 100mW. O laser foi aplicado numa área aproximada de um centímetro quadrado, com energia de 6J (obtida através de estudos e da experiência clínica dos realizadores do estudo), irradiância de 0,1W/cm2, frequência de 10.000Hz e duty cycle de 100%.

Os pontos utilizados foram os seguintes:

  • IG4 (hegu);
  • TA5 (waiguan);
  • IG11 (quchi);
  • VG14 (dazhui);
  • F3 (taichong);
  • BA6 (sanyinjiao);
  • VB34 (yanglingquan);
  • E36 (zusanli).

Foram colhidas amostras de sangue antes e após cada uma das sessões de aplicação da laserpuntura.

A avaliação do resultado foi feita através de marcadores bioquímicos relacionados à atividade da doença (os detalhes serão suprimidos aqui, porém o artigo está disponível no final desse artigo para um estudo mais aprofundado).

Os resultados obtidos indicaram que o uso da laserpuntura permitiu a redução dos marcadores relacionados à doença, ou seja, houve uma redução na atividade da doença dentro do organismo.

O índice de dor também foi reduzido de moderada (no início do tratamento) para nenhuma (no final do tratamento) em todos os pacientes participantes.

Não houve relatos de efeitos colaterais.

O estudo conclui que a “laserpuntura oferece benefícios terapêuticos para o tratamento da Artrite Reumatóide, pelo menos pacialmente, através da redução do inchaço e dor nas articulações”, Os efeitos do tratamento também permitem a redução dos marcadores bioquímicos e redução do processo inflamatório”.

Referência

– Attia AM, Ibrahim FA, Abd El-Latif NA, Aziz SW, Elwan AM, Abdel Aziz AA, Elgendy A, Elgengehy FT. Therapeutic antioxidant and anti-inflammatory effects of laser acupuncture on patients with rheumatoid arthritis. Lasers Surg Med. 2016 Jul;48(5):490-7. doi: 10.1002/lsm.22487. Epub 2016 Feb 14. PMID: 26875769.