Uma publicação do The Washington Post de 24 de julho de 2023, escrita por Trisha Pasricha fala os efeitos da Acupuntura para dores crônicas.

Abaixo você confere a tradução completa da publicação!

A evidência por trás da acupuntura como tratamento para certas condições, como dores de cabeça e dores nas costas, é convincente
Conselhos de Trisha Pasricha, MD, MPH
24 de julho de 2023 às 11h EDT

Pergunta: Já tentei muitos remédios para minha dor crônica e nada funciona. Devo tentar acupuntura?

Resposta: Os críticos uma vez descartaram os benefícios da acupuntura como puramente um efeito placebo, uma noção que ainda perdura entre uma parte do público. Mas a pesquisa descobriu um benefício para certas condições, incluindo dor crônica.
Os dados são tão promissores que em 2020 os Centros de Serviços Medicare e Medicaid começaram a cobrir a acupuntura para lombalgia crônica. Ensaios clínicos nas últimas décadas sugeriram que a acupuntura pode ser um tratamento benéfico para outras condições, como doença pulmonar obstrutiva crônica e constipação.
Para determinar se a acupuntura realmente funciona, os pesquisadores a compararam com a acupuntura “falsa”.
A acupuntura é um tratamento composto pela ativação de locais específicos – ou acupontos – no corpo, geralmente com agulhas finas. Na medicina tradicional do Leste Asiático, acredita-se que a ativação de pontos de acupuntura restauram o fluxo de Qi , a energia vital do corpo.
Na acupuntura falsa, o acupunturista insere agulhas, mas deliberadamente evita pontos de acupuntura estabelecidos. Não é um sistema duplo-cego perfeito, porque os acupunturistas treinados sabem que estão administrando uma farsa.
Da perspectiva do paciente, no entanto, a experiência é essencialmente a mesma. E se os benefícios da acupuntura fossem inteiramente devidos a um efeito placebo, a farsa e a verdadeira produziriam resultados semelhantes.
Em alguns casos, não produzem.
Uma meta análise feita em 2018 com mais de 20,000 pacientes em 39 ensaios clínicos randomizados de alta qualidade descobriram que a acupuntura era superior tanto à acupuntura falsa quanto à não-acupuntura para dor nas costas ou no pescoço, osteoartrite, dores de cabeça e dor no ombro. Esses resultados persistiram principalmente ao longo do tempo – mesmo após 12 meses de tratamento.
Mas não é uma cura mágica para tudo. Como qualquer tratamento, pode não ser uma boa opção para todos. Embora seja popular entre pessoas submetidas a tratamentos de fertilização in vitro, por exemplo, a pesquisa mostrou que não aumenta a fertilidade.

A ciência da acupuntura
Algum ceticismo persiste sobre a falta de explicação de uma perspectiva da medicina ocidental de como a acupuntura funciona. Mas os cientistas começaram a desvendar a resposta: o cérebro.
“As pessoas falam sobre psicodélicos remodelando o sistema nervoso. A acupuntura meio que faz a mesma coisa”, disse Richard Harris, professor e presidente do Instituto de Saúde Integrativa Irvine Susan Samueli da Universidade da Califórnia.
Seu grupo conduziu uma série de análises sobre acupuntura entre pacientes com dor crônica. Eles descobriram que a acupuntura – e não a acupuntura falsa – mudava a atividade cerebral em termos de ativação de receptores que ligam opióides , que ajudam a controlar as dores no corpo. A eletroacupuntura, na qual as agulhas são estimuladas com pequenas correntes elétricas, também afetaram como diferentes áreas do cérebro foram conectadas, basicamente remodelando a rede de dor do cérebro.
Considere isto: em um 2017 um estudo com 80 pacientes com síndrome do túnel do carpo, os cientistas descobriram que a eletroacupuntura do pulso afetado era tão eficaz no alívio dos sintomas quanto a acupuntura no tornozelo oposto.

Como poderia ser?
Deixando de lado a recuperação subjetiva, ambos os grupos tiveram melhora na qualidade de transmissão nervosa do nervo mediano – o que não aconteceu com aqueles que receberam acupuntura falsa. Isso sugere que a acupuntura pode atuar localmente onde a agulha é colocada, mas também pode ter a capacidade de atuar em partes do corpo que não estejam próximas a esse ponto.
Uma maneira pela qual isso pode ocorrer é através do sistema nervoso central. Assim, os cientistas analisaram os cérebros dos participantes usando imagens de ressonância magnética funcional. Eles descobriram que o agulhamento no pulso e no tornozelo resultou em mudanças significativas em como a estimulação dos dedos era mapeada no córtex cerebral.
Mais pesquisas são necessárias para descobrir como a acupuntura influencia o corpo, mas estudos forneceram evidências convincentes de que é muito mais do que apenas um efeito placebo.

O que são acupontos?
O consenso da Organização Mundial da Saúde reconhece 361 acupontos padronizados no corpo humano. Os pontos de acupuntura parecem responder a estímulos variados, como pressão, calor e eletricidade.
Ainda há muito que não sabemos sobre como os pontos de acupuntura funcionam. Alguns estudos mostraram que os acupontos tradicionais possuem uma alta densidade de terminações nervosas e mastócitos. Estimular essas áreas pode levar à liberação de substâncias químicas no corpo (como hormônios) e, por fim, afetar o cérebro.
Juntar o que define um acuponto, como eles se relacionam e sua importância fisiológica é uma área crítica de pesquisa financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde.

A acupuntura é segura?
Se você está considerando a acupuntura, converse com seu médico sobre suas opções e pergunte a ele sobre como encontrar um acupunturista qualificado em sua área.
A acupuntura é geralmente considerada segura quando feita por um profissional bem treinado. Complicações graves e fatalidades relacionadas a ela são extremamente raras. Desmaio ou dor no local da inserção da agulha também são infrequentes.
Os riscos não são zero, mas podem ser menores do que os associados a alguns analgésicos.

O que eu quero que meus pacientes saibam
Algumas pessoas nos Estados Unidos são tendenciosas contra tratamentos não baseados na medicina ocidental. Mas quando médicos como eu sugerem acupuntura para seus pacientes – o que costumo fazer para dor ou constipação – não é porque ficamos sem ideias ou porque estamos procurando um último recurso. Recomendamos precisamente por causa de como os estudos são convincentes.

 

Artigo original em inglês: https://www.washingtonpost.com/wellness/2023/07/24/does-acupuncture-work-chronic-pain/?fbclid=IwAR0yaCnbvc11achnza3rH8wA5AVC5VYrF_tlZUR2J82P_pcO1wnbqR1Dpag

 

Tradução: Beatriz Soter
Revisão: Ana Tanganeli