O Bruxismo é uma disfunção temporomandibular caracterizada por apertar, ranger ou bater dos dentes de forma inconsciente e que ocorre durante o dia ou durante a noite.

Essa patologia atinge cerca de 30% da população mundial (segundo a OMS) e causa sintomas como dor de cabeça, perda e danos dentários, problemas no maxilar, tensão no ombro e nuca, insônia e dor.

Sua causa não é conhecida e acredita-se que a ansiedade, estresse crônico e condições emocionais sejam os gatilhos iniciais do problema.

Apesar de não existir um medicamento específico para o tratamento, são prescritos relaxantes musculares, o uso da placa de acrílico. Ainda, o paciente é orientado sobre mudanças na rotina e no estilo de vida (alimentação, sono e atividade física).

Na visão da Medicina Chinesa, essa condição está associada a condições de excesso ou deficiência. As principais síndromes envolvidas são:

Calor ou Fogo no Coração, Estômago, Fígado o Vesícula Biliar

Em todos esses casos, o excesso de calor nos órgãos causam sintomas emocionais, tais como preocupação, raiva, ansiedade e agitação mental. De acordo com o órgão/canal afetado, os sintomas são relativamente diferentes.

O princípio de tratamento é limpar o calor e harmonizar o órgão envolvido (ou os órgãos).

Estagnação de Alimentos

Quando há dieta irregular ou falha no processo de digestão, ocorre a estagnação de alimentos e neste caso, além do bruxismo (neste caso somente durante a noite), podem ocorrer sintomas como opressão torácica, diarreia ou constipação e dor abdominal.

O princípio de tratamento é remover a estagnação (acúmulo de alimentos) e fortalecer Baço e Estômago.

Deficiência de Qi e Sangue

A deficiência de Qi pode causar desordens nos canais e a deficiência de Sangue pode prejudicar a nutrição dos músculos e tendões.

Em ambos os casos, tem-se sintomas como compleição pálida, tontura, palpitações.

Quando o bruxismo é causado por deficiência ele se apresenta de forma sutil e silenciosa.

O princípio de tratamento é nutrir e tonificar Sangue e Qi.

Existem diversos estudos científicos sobre o tratamento do bruxismo com acupuntura, todos eles indicando sua eficácia em comparação ao placebo e ao uso de relaxantes musculares.

Um desses estudos indica que há uma expressiva redução da atividade dos músculos masseter e temporal por mais de 5 dias após a aplicação da acupuntura (uma única sessão).

Os pontos mais descritos e utilizados nesses estudos são:

  • E6 (jiache);
  • E7 (xiaguan);
  • VB 20 (fengchi);
  • taiyang (Ex-HN-2);
  • ID17 (tianrong);
  • ID18 (quanliao);
  • TA17 (yifeng);
  • VB1 (tongziliao);
  • VB2 (tinghui);
  • IG4 (hegu);
  • ID2 (qiangu);
  • ID3 (houxi);
  • E36 (zusanli);
  • VB34 (yanglingquan);
  • VB43 (xiaxi);
  • E44 (neiting).

Alguns desses pontos são locais e podem ser utilizados em todos os casos, outros distais e outros que devem ser utilizados conforme a síndrome e o princípio de tratamento diagnosticados.

A figura abaixo resume as principais síndromes e os principais pontos locais para o tratamento do bruxismo.

 

Referências

– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– La Touche R, Goddard G, De-la-Hoz JL, Wang K, Paris-Alemany A, Angulo-Díaz-Parreño S, Mesa J, Hernández M. Acupuncture in the treatment of pain in temporomandibular disorders: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Clin J Pain. 2010 Jul-Aug;26(6):541-50. doi: 10.1097/AJP.0b013e3181e2697e. PMID: 20551730.
– Rezende, Maria Cristina & SANT1ANNA, CBM & Bertoz, André & AGUIAR, SMHCA & ALVES-REZENDE, LGR & MONTANHER, IS & ALVES-REZENDE, ALR & KONDO, VAM & GUIMARÃES, IIYS. (2013). Acupuncture as therapeutic resource
in patient with bruxism. Archives of Health Investigation. 32-39.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.