As 10 agulhas antigas de Wang Le Ting

Wang Le Ting
Wang Le Ting, o mestre das Agulhas de Ouro, desenvolveu uma combinação de pontos de acupuntura chamada “As 10 agulhas antigas” em 1966. Confira a lógica por trás da combinação e quais pontos fazem parte.
As 10 agulhas antigas de Wang Le Ting

As 10 agulhas antigas

 

Wang Le Ting, o mestre das Agulhas de Ouro, desenvolveu uma combinação de pontos de acupuntura chamada “As 10 agulhas antigas” em 1966.

 

Essa combinação foi baseada na sua extensa experiência clínica e definida após um exame minucioso das fichas de seus pacientes em busca dos pontos mais utilizados.

 

Objetivos da combinação

 

Inicialmente, a proposta era uma combinação para o tratamento de doenças gastrointestinais (muito comuns na sua prática clínica), mas que pode ser utilizada no tratamento de diversas patologias.

 

Isso porque Wang Le Ting tinha forte influência da Escola do Baço e Estômago e sua principal obra “Tratado do Baço Estômago” (Pi Wei Lun) escrita por Li Dong Yuan.

 

Segundo essa escola, deve-se fortalecer o centro (Baço e Estômago) para o tratamento de qualquer doença. Isso porque Baço/Estômago são a raiz do Qi pós natal e base para formação do Qi e do Sangue para o corpo.

 

Ainda, a ação desses pontos em conjunto foi baseada em duas fórmulas da fitoterapia, a Tiao Zhong Yi Qi Tang (Decocção para Regular o Centro e fortalecer o Qi) e Bu Zhong Yi Qi Tang (Decocção para tonificar o Centro e fortalecer o Qi).

 

Princípio de tratamento

 

Sobre as 10 agulhas antigas, tem-se os seguintes princípios:

  • Ao se tratar a raiz de uma doença, o Estômago deve ser tratado primeiro;
  • Tratar o Estômago mesmo quando não houver doença, como forma de prevenção;
  • Regular o Qi e o Sangue e tratar doenças diferentes por meio do mesmo método.

 

Os pontos de acupuntura

 

Antes de falar sobre quais são os pontos utilizados, é importante destacar que o termo “antigo” (lao) refere-se a maduro, certo, ou seja, o termo pode ser compreendido como “já conhecidas” ou então numa relação direta com o Baço e Estômago, que “recebem” alimentos maduros.

 

Vamos aos pontos que compõem essa combinação:

  • VC13 (shangwan);
  • VC12 (zhongwan);
  • VC10 (xiawan);
  • VC6 (qihai);
  • E25 (tianshu) bilateral;
  • PC6 (neiguan) bilateral;
  • E36 (zusanli) bilateral.

 

Entendendo cada ponto

 

Considera-se que VC12 (zhongwan) e E36 (zusanli) são os pontos mestres e os demais são auxiliares.

 

Isso porque a combinação de VC12 com E36 tem função de regular o centro e fortalecer o Qi.

 

VC10 (xiawan), VC12 (zhongwan) e VC13 (shangwan) representam as poções inferior, média e superior do Estômago . Quando combinados, têm função de regular o estômago e intestinos para receber alimentos, maturar e assimilar os grãos e líquidos.

 

E25 (tianshu) tem função de dividir e refinar os resíduos alimentares, dispersar acúmulos e estagnações e regular e fortalecer o Qi do Baço.

 

VC6 (qihai), é o mar de Qi. Suas funções incluem fortalecer o yuan Qi, regular o Qi e harmonizar o Sangue.

 

PC6 (neiguan) acalma a mente e harmoniza o Estômago, relaxa o tórax e retifica o Qi.

 

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Infográfico

 

As 10 agulhas antigas de Wang Le Ting

 

Para finalizar

 

Wang Le Ting sugeria que pontos fossem eliminados dessa lista e outros acrescentados conforme as condições de cada paciente.

 

Como sempre, é uma combinação interessante e efetiva, mas que deve ser utilizada sob a luz da lógica e de acordo com a condição do paciente e não de forma direta e sem critério!

 

Referência

 

FU-RU, HAN; HUI-CHAN, YU. Wang Le Ting: O mestre da agulha de Ouro. Tradução de Paulo Henrique Pereira Gonçalves sob revisão de Reginaldo de Carvalho Silva Filho. São Paulo: EBMC, 2015.

Quem escreveu

Foto de Ana Regina Tanganeli

Ana Regina Tanganeli

É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino.

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