O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é uma condição que afeta cerca de 8% das crianças no mundo e que segue acompanhando o indivíduo por toda sua vida.
Ele é considerado um transtorno neurobiológico de causas genéticas, ambientais e biológicas, caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
O diagnóstico normalmente é realizado por uma equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, etc) com base nos sinais e sintomas apresentados.
Dentre eles, os mais clássicos são:
- dificuldade de prestar atenção;
- parece não escutar quando fala-se diretamente;
- não consegue seguir instruções;
- tem dificuldade em se organizar;
- distrai-se facilmente;
- corre de um lado para o outro ou sobe em objetos e móveis;
- não consegue ficar parado ou em silêncio por muito tempo;
- tem dificuldade em expressar-se;
- apresenta comportamento agressivo.
O tratamento normalmente envolve o uso contínuo de medicações e terapia. Porém, o tratamento com Medicina Chinesa contribui (e muito) para o tratamento e melhora das condições gerais do indivíduo.
Segundo a Medicina Chinesa, o TDAH está diretamente relacionado a uma disfunção da mente (shen), normalmente causada por calor interno, mucosidade ou deficiência.
Calor
A criança é Yang puro. O crescimento acelerado (principalmente nos primeiros anos de vida) associado com a imaturidade dos órgãos e vísceras faz com que a criança apresente excesso de calor. Até certo ponto essa condição é fisiológica e o próprio organismo se resolve sozinho.
Porém, quando há presença de toxicidade fetal, fator patogênico residual ou estagnação de alimentos por tempo prolongado, esse excesso de calor se torna patológico.
Quando o calor é excessivo, o Yang não consegue interiorizar e consome o Yin. Neste caso, a criança não dorme bem e não descansa (é o que popularmente chamamos de “ligado no 220V”).
O calor também agita o Qi, fazendo com que a criança apresente comportamento hiperativo e impulsivo.
Ainda, o calor agita a mente, alterando as emoções e causando desordens de atenção e concentração.
Finalmente, o calor excessivo pode gerar vento interno, o que explica quadros de convulsão e epilepsia.
Neste caso, o princípio de tratamento deve ser limpar calor e nutrir o Yin.
Mucosidade obstruindo os orifícios da mente
Na Criança, o Baço e o Estômago são normalmente insuficientes, ou seja, há deficiência.
Com a deficiência, as funções de transporte e transformação ficam prejudicadas, o que causa uma tendência natural à estagnação de alimentos.
Como resultado do alimento acumulado no aquecedor médio, tem-se a mucosidade.
Por sua vez, a mucosidade obstrui a circulação do Qi e obstrui os orifícios da mente, fazendo com que a criança apresente dificuldades em expressar-se (fala) e compreender e lidar com o meio.
Essa obstrução também prejudica a função do Fígado em manter o livre fluxo de Qi, ou seja, tem-se estagnação do Qi do Fígado.
Neste caso, ocorrem sintomas como alterações emocionais extremas, comportamento violento, desordens de linguagem, olhos opacos e desconexos e reações impulsivas.
Neste caso, o princípio de tratamento deve ser a eliminação da mucosidade, a desobstrução dos orifícios da mente e o fortalecimento do centro (Baço e Estômago).
Ainda, a dietoterapia tem função essencial aqui: a alimentação deve ter qualidade, quantidade e frequência adequadas para que o Baço e Estômago possam cumprir suas funções adequadamente.
Deficiência de Qi, Sangue e Essência
Quando há deficiência de Qi, as funções do corpo não ocorrem adequadamente e a mente não funciona bem.
Quando há deficiência de Sangue, a mente não é ancorada e fica “flutuando”.
Quando há deficiência de Essência, a mente não tem raiz.
Nesses três casos, a criança pode apresentar sintomas de TDAH, como falta de concentração, falta de memória, agitação mental, entre outros.
Neste caso, o principio de tratamento deve ser fortalecer, nutrir e tonificar Qi, Sangue e Essência. Dietoterapia e fitoterapia também são importantes nestes casos.
Em linhas gerais, os principais pontos para o tratamento do TDAH na Medicina Chinesa são:
- C7 (shenmen);
- C5 (tongli);
- B15 (xinshu);
- B44 (shentang);
- VG11 (shendao);
- yintang (Ex-HN-3);
- VG24 (shenting);
- VG19 (houding);
- VG21 (qianding);
- sishencong (Ex-HN-1);
- VG20 (baihui);
- VC12 (zhongwan);
- VC6 (qihai);
- VC4 (guanyuan).
É importante destacar que o uso de agulhas deve ser realizado com responsabilidade, primeiro para não causar traumas e segundo pela dificuldade que esses pacientes tem em ficarem parados. Pode-se optar pelo uso de sementes, fitoterapia externa ou acupressão nos pontos.
Falando em tuiná, as principais manipulações que podem ser utilizadas são:
- tianmen – Porta do Céu (manipulação de yintang até VG24);
- xinmen – Porta da Fontanela (na depressão em frente ao VG20 – fontanela);
- kangong – A água (na palma da mão, entre o centro e a base do pulso);
- xiao tian xin – Pequeno Coração Celestial (na região central da base do pulso).
A figura abaixo ilustra as três principais síndromes envolvidas com o TDAH.
Referências
– FLAWS, Bob. A handbook of TCM Pediatrics. Second Edition. New York: Blue Poppy Press, 2006.
– JIMING, Cao; JUNQI, Cao; XINMING, Su. Essentials of Tradicional Chinese Pediatrics. Beijing: Foreign Languages Press, 1990.
– ROSSI, Elisa. Hyperactive Children and Chinese Medicine. ICCM, 2011.
Ótimo conteúdo , abordagem clara e sucinta . Obrigada!
Amei o conteúdo, mas tambem tenho muito interesse em saber mais sobre a dietoterapia nesses pacientes
Amai o conteudo, mas gostaria de maiores detalhes sobre dietoterapia chinesa, para esses pacientes
Muito interessante! Parabéns pelo artigo!