Os treze pontos fantasmas de Sun Simiao

Em 652 DC, Sun Simiao finalizou sua obra Bei Qian Jin Yao Fang (Prescrições que Valem Mais do que Mil Moedas de Ouro), composta de 20 volumes que contemplavam discussões sobre a ética e dedicação necessárias para a profissão e mais de 5.000 referências sobre doenças, diagnósticos e prescrições gerais de fitoterapia, acupuntura, moxabustão, dietoterapia, qi gong, saúde da mulher, pediatria, etc.

No 14º volume, que aborda patologias associadas ao Intestino Delgado, na seção 5, cujo título refere-se à insanidade causada pelo vento, está a canção dos treze pontos fantasmas ( 十三鬼穴), uma combinação extremamente efetiva para o tratamento de doenças mentais e emocionais, tais como: mania, depressão, autismo, bipolaridade, síndrome do pânico, AVC, epilepsia, etc.

O termo fantasma (鬼) refere-se diretamente à mente e mais especificamente ao po (alma corpórea) e hun (alma etérea).

Embora atualmente o termo “Qi patogênico” ou “fator patogênico” seja utilizado para definir fatores externos que invadem o corpo e causam doenças, seu significado original é “Qi maligno” ou “Qi perverso” e incluía o ideograma para “fantasma” na sua composição original.

Nas obras clássicas, existem diversas outras associações do termo “fantasma” como a causa de doenças desconhecidas, que na verdade eram causadas por fatores patogênicos.

Os treze pontos fantasmas são pontos conhecidos e amplamente utilizados na prática clínica, que devem ser utilizados na sequência, de forma bilateral e através de acupuntura, acupressão ou laser.

O uso sequencial dos pontos tem 3 estratégias principais: expulsar o Qi patogênico do corpo, fortalecer e nutrir o corpo enfraquecido através da circulação do Qi saudável e regular e equilibrar o sistema e harmonizar as funções fisiológicas do corpo.

Os pontos são os seguintes:

1. VG26 (renzhong)
“A primeira agulha é inserida no Yin Chang, também conhecido como Palácio do Fantasma (VG26), até que não possa penetrar mais.”

2. P11 (shaoshang)
“A segunda agulha é inserida embaixo da unha do polegar. O ponto é chamado de Fé/Carta do Fantasma e a inserção deve atingir a profundidade de 3 fen”

3. BA1 (yinbai)
“A terceira agulha é inserida embaixo da unha do hálux .O ponto é chamado Fortaleza do Fantasma (BA1) e a inserção deve atingir a profundidade de 2 fen”

4. PC7 (daling)
“A quarta agulha é inserida no Da Ling, atrás da palma. A profundidade da agulha deve ser de 5 fen e o ponto é chamado Coração do Fantasma.”

5. B62 (shenmai)
“A quinta agulha é inserida no Shen Mai (B62), também conhecido como Estrada do Fantasma. A agulha de fogo é inserida três vezes com 7 flashes”

6. VG16 (fengfu)
“A sexta agulha é localizada acima do Da Zhui (VG16). O ponto está a 1 cun da linha do cabelo e é chamado de Travesseiro do Fantasma”

7. E6 (jiache)
“A sétima agulha está localizada 5 fen abaixo da orelha (E6). O ponto é chamado Cama do Fantasma; utilize agulha quente”

8. VC24 (chengjiang)
“A oitava agulha é inserida no Chen Jiang (VC24), e é chamada de Mercado do Fantasma”

9. PC5 (jiangshi)
“A oitava agulha é inserida no Chen Jiang (VC24), e é chamada de Mercado do Fantasma”

10. VG23 (shangxing)
“A décima agulha deve ser inserida no Shang Xing (VG23) e é chamada de Hall do Fantasma.”

11. VC1 (huiyin) – Yumentou nas mulheres e Yinxiafeng nos homens
“A décima primeira agulha está localizada no vinco central entre os genitais (VC1) e é tratada com 3 moxas. O portão da cabeça de Jade na mulher é chamado Tesouro do Fantasma ou Fantasma Escondido.”

12. IG11 (quchi)
“O décimo segundo ponto é Qu Chi (IG11) e é chamado de Ministro do Fantasma. Aqui a agulha de fogo também precisa ter os 7 flashes”

13. Haiquan (Ex-HN-11)
“O décimo terceiro ponto é localizado na cabeça da língua, e bem no centro (haiquan). Esse ponto também é chamado de Selo do Fantasma”

  Nome do Ponto   Ponto de Acupuntura   Método   Recomendação Extra
  Palácio do Fantasma   VG26 (Ren Zhong)   Agulha Filiforme   Inserir até não mais penetrar
  Fé ou Carta do Fantasma   P11 (Shao Shang)   Agulha Filiforme   Profundidade de 3 fen
  Fortaleza do Fantasma   BA1 (Yin Bai)   Agulha Filiforme   Profundidade de 2 fen
  Coração do Fantasma   PC7 (Da Ling)   Agulha Filiforme   Profundidade de 5 fen
  Estrada do Fantasma   B62 (Shen Mai)   Agulha Filiforme    “Acender o fogo da montanha”
  Travesseiro do Fantasma   VG16 (Feng Fu)   Agulha Filiforme   –
  Cama do Fantasma   E6 (Jia Che)   Agulha Filiforme   Agulha Aquecida
  Mercado do Fantasma   VC24 (Cheng Jiang)   Agulha Filiforme   –
  Cova do Fantasma   PC5 (Jian Shi)   Agulha Filiforme   –
  Hall do Fantasma   VG23 (Shao Xing)   Agulha Filiforme   –
  Tesouro do Fantasma   Yumentou – mulheres   Yinxiafeng – homens   Moxabustão   3 cones de moxa
  Ministro do Fantasma   IG11 (Qu Chi)   Agulha Filiforme    “Acender o fogo da montanha”
  Selo do Fantasma   Hai Quan   Sangria   –

Com o desenvolvimento da Medicina Chinesa, surgiram várias outras versões da canção dos 13 pontos fantasmas, dentre elas a de Yang Ji Zhou. É por isso que existem divergências sobre os pontos na literatura.

É importante salientar que os pontos devem ser agulhados em sequência até que o paciente melhore. Isso quer dizer que não é preciso utilizar todos os pontos.

Apesar do termo “fantasma” e sua conotação religiosa/esotérica, diversas pesquisas científicas, especialmente publicadas na China, discute e avaliam a efetividade do uso dos pontos fantasmas em diversas condições como depressão, depressão na perimenopausa, transtorno do expectro autista, pós AVC, etc. Todas demonstrando grande efetividade.

Assim como todos os protocolos e prescrições da Medicina Chinesa, o uso dos pontos fantasmas não é efetivo para todos os pacientes. É necessário utilizar os quatro pilares do diagnóstico (interrogatório, inspeção, palpação e ausculta/olfação) para diferenciar as causas e a raiz da patologia e então avaliar a utilidade dos pontos fantasmas para o tratamento.

Na minha prática clínica, os utilizo através da acupressão e os resultados são excelentes no tratamento de síndrome do pânico (inclusive durante as crises), ansiedade e outros transtornos comuns, principalmente nos dias atuais.

Também ensino os pacientes a realizarem a acupressão dos três primeiros pontos da sequência (VG26, P11 e BA1)  sempre que se sentirem próximos da crise ou extremamente ansiosos. Os relatos sempre são positivos.

Referências
– YU, Hung Pui. The song of the thirteen ghost points. Pacific Journal of Oriental Medicine, n. 4, 1995, p.12.
– CHENGGU, Ye. Tratado das doenças mentais por Acupuntura e Moxabustão. 1ª Edição. São Paulo: Rocca, 2006.
– YANG, Ji Zhou; ZHEN Jiu da Cheng. The great compendium of Acupunture and Moxibuston. 1ª Edicção. Beijing: People´s Health & Hygiene Publishing Co., 1983
– MACIOCIA, Giovanni. Gui in Chinese medicine. 1ª Edição. London: Giovanni Maciocia, 2020
– WILMS, Sabine. Sun Simiao´s Ghost Points.

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

2 comentários

  1. Anselmo 25 de novembro de 2022 at 15:21 - Reply

    Boa tarde Senhores, é informado o ponto PC5 na tabela dos 13 fantasmas, mas o correto não seria PC8? Muito grato !

    • Aprendiz de MTC 8 de dezembro de 2022 at 21:29 - Reply

      Anselmo, os pontos citados no artigo são os pontos originais descritos na obra “prescrições que valem mais do que mil moedas de ouro” de Sun Simiao. Ao longo do tempo, outros autores fizeram alterações na canção original de acordo com seus próprios entendimentos. Em breve teremos um curso completo sobre o tema.

Deixe um comentário