A adição dos pontos ANMIAN no protocolo aumenta os índices de sucesso no tratamento de pacientes com insônia, afirma estudo

A insônia atinge mais de 40% da população mundial. Uma pesquisa de 2013 relaciona a eficácia do tratamento da insônia através apenas da acupuntura sistêmica e quando acrescenta-se os pontos ANMIAN (sono tranquilo) no tratamento.

Para a pesquisa, 60 pacientes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos. O primeiro grupo foi submetido ao tratamento com acupuntura sistêmica e o segundo utilizou o mesmo tratamento do primeiro grupo com a adição dos três pontos ANMIAN, conforme figura abaixo.

 

O ponto extra ANMIAN, localizado na região da cabeça, à meia distância de TA17 e VB20, é um ponto extra conhecido pela sua eficácia em distúrbios do sono.

O ponto ANMIAN da mão é o IG3 (sanjian) e o ponto ANMIAN do pé é um ponto extra localizado no dorso do pé, no cruzamento entre a linha média do pé e uma linha traçada entre o maléolo interno e externo.

Na Medicina Chinesa, a insônia ocorre quando o Yin não consegue ancorar o Yang. A etiologia dessa condição inclui a hiperatividade do Fígado e fogo da Vesícula Biliar, deficiência de Rim, desarmonia do Estômago e Baço e a hiperatividade ou fogo no Coração.

Considerando essas condições, foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura para a pesquisa:

VG20 (baihui) – ascende o yang puro (equilibra Yin e Yang)

E36 (zusanli) – harmoniza Baço e Estômago

PC6 (neiguan) – Expande o peito e harmoniza o Qi

C7 (shenmen) – Acalma a mente

BA6 (sanyinjiao) – Nutre o Yin e elimina fogo

F3 (taichong) – harmoniza o Fígado e a Vesícula Biliar

R1 (yongquan) – descende o Yin (equilibra Yin e Yang)

Os pacientes dos dois grupos receberam eletroacupuntura entre o VG20 e o yintang por 30 minutos com 10mA e 2Hz de frequência e os do segundo grupo também receberam eletroacupuntura entre os dois pontos ANMIAN da mão.

Os tratamentos foram realizados diariamente por 30 dias.

Segundo os resultados da pesquisa, a taxa de melhora (indicada por avaliação PSQI, que avalia a qualidade de sono, tempo de sono, horário de dormir, número de vezes que acorda durante a noite e sonolência diurna) foi de 66,7% no grupo A e de 93,3% no grupo B.

Ou seja, o uso dos pontos ANMIAN no tratamento de pacientes com queixa de insônia, quando associados aos pontos de acupuntura selecionados de acordo com o padrão exibido pelo paciente aumenta bastante as taxas de sucesso.

Da próxima vez que tratar um paciente com insônia, não deixe de utilizar os ANMIAN!

 

Artigo original: https://link.springer.com/article/10.1007/s11655-012-1240-6

 

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

2 comentários

  1. Andreia 24 de setembro de 2021 at 23:14 - Reply

    Eu conhecia só anmian da cabeça. Em qual literatura consigo encontrar a indicação do ig3 e esse na sola do Pé como sendo anmian também para insônia? Obrigada

    • Aprendiz de MTC 25 de setembro de 2021 at 21:54 - Reply

      Andreia, a literatura que temos apenas apresenta os principais pontos extras, mas são centenas deles citados tanto em obras clássicas quanto encontrados por pesquisadores atuais. Este artigo é baseado em um estudo científico publicado que cita os três anmian, localização e uso… Na referência você vai ter o doi do estudo e lá terá todas as informações necessárias sobre esses pontos extras. Qualquer coisa, estamos por aqui :-)

Deixe um comentário