Estudo italiano demonstra a eficácia da acupuntura no alívio da dor em pacientes com Fibromialgia
Apesar de existirem diversos estudos científicos sobre a eficácia da acupuntura em pacientes com Fibromialgia, um estudo italiano publicado em 28 de setembro de 2021 foi além: ele classificou os resultados da acupuntura de forma detalhada de acordo com as 16 principais regiões atingidas pela patologia.
O estudo contou com a participação de 102 pacientes com fibromialgia severa por mais de 5 anos, que não apresentavam resposta ou eram intolerantes aos medicamentos mais comuns para o tratamento da patologia.
Todos eles foram submetidos a 8 sessões semanais de acupuntura (8 semanas) realizadas pelo mesmo profissional e utilizando o mesmo protocolo.
Sabe-se que a fibromialgia está associada à Síndrome Bi (Síndrome de Obstrução Dolorosa) e apesar de não especificar síndromes, o estudo indica que o princípio de tratamento envolvia: circular o Qi, elevar o Qi, tonificar Qi e Sangue e acalmar a mente.
Os pontos utilizados foram:
- F3 (taichong);
- BA6 (sanyinjiao);
- E36 (zusanli);
- IG4 (hegu);
- VC6 (qihai);
- VC12 (zhongwan);
- yintang (Ex-HN-3);
- VG20 (baihui).
A figura abaixo ilustra os pontos utilizados:
Todos foram agulhados bilateralmente, com estímulo até a obtenção do De Qi e retenção por 30 minutos.
De todos, 96 concluíram o estudo (85 mulheres e 11 homens). Os demais desistiram por “medo” da agulha, dificuldade no descolamento ou por não conseguirem comparecer nas sessões.
Foram realizados os testes de diagnóstico e escala de dor da fibromialgia antes do início do tratamento e uma semana após a última sessão de acupuntura.
Os resultados gerais indicaram redução no nível de dor, diminuição da fadiga e melhora no sono de todos os pacientes. Todos os pacientes apresentaram melhora significativa.
Considerando as 16 partes do corpo mais prejudicadas pela fibromialgia, o resultado específico indicou melhor eficácia no abdômen, braços, pernas, cabeça e na região lombar. A lista completa (do resultado mais efetivo ao menos efetivo) é a seguinte:
- Abdômen
- Antebraço esquerdo
- Antebraço direito
- Perna esquerda
- Costas
- Cabeça
- Lombar
- Braço direito
- Perna direita
- Braço esquerdo
- Nádega direita
- Coxa esquerda
- Pescoço
- Coxa direita
- Tórax
- Nádega esquerda
Após indicar os efeitos da acupuntura no cérebro e nos neurotransmissores, o estudo conclui que a acupuntura é extremamente eficaz no alívio da dor em pacientes com fibromialgia.
A figura abaixo resume o estudo.
Referência
– Marco Di Carlo, Giacomo Beci, Fausto Salaffi, “Pain Changes Induced by Acupuncture in Single Body Areas in Fibromyalgia Syndrome: Results from an Open-Label Pragmatic Study”, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, vol. 2021, Article ID 9991144, 8 pages, 2021. https://doi.org/10.1155/2021/9991144
Obrigado
Eu achei sensacional essa pesquisa.