Apesar de existirem diversos estudos científicos sobre a eficácia da acupuntura em pacientes com Fibromialgia, um estudo italiano publicado em 28 de setembro de 2021 foi além: ele classificou os resultados da acupuntura de forma detalhada de acordo com as 16 principais regiões atingidas pela patologia.

O estudo contou com a participação de 102 pacientes com fibromialgia severa por mais de 5 anos, que não apresentavam resposta ou eram intolerantes aos medicamentos mais comuns para o tratamento da patologia.

Todos eles foram submetidos a 8 sessões semanais de acupuntura (8 semanas) realizadas pelo mesmo profissional e utilizando o mesmo protocolo.

Sabe-se que a fibromialgia está associada à Síndrome Bi (Síndrome de Obstrução Dolorosa) e apesar de não especificar síndromes, o estudo indica que o princípio de tratamento envolvia: circular o Qi, elevar o Qi, tonificar Qi e Sangue e acalmar a mente.

Os pontos utilizados foram:

  • F3 (taichong);
  • BA6 (sanyinjiao);
  • E36 (zusanli);
  • IG4 (hegu);
  • VC6 (qihai);
  • VC12 (zhongwan);
  • yintang (Ex-HN-3);
  • VG20 (baihui).

A figura abaixo ilustra os pontos utilizados:

Todos foram agulhados bilateralmente, com estímulo até a obtenção do De Qi e retenção por 30 minutos.

De todos, 96 concluíram o estudo (85 mulheres e 11 homens). Os demais desistiram por “medo” da agulha, dificuldade no descolamento ou por não conseguirem comparecer nas sessões.

Foram realizados os testes de diagnóstico e escala de dor da fibromialgia antes do início do tratamento e uma semana após a última sessão de acupuntura.

Os resultados gerais indicaram redução no nível de dor, diminuição da fadiga e melhora no sono de todos os pacientes. Todos os pacientes apresentaram melhora significativa.

Considerando as 16 partes do corpo mais prejudicadas pela fibromialgia, o resultado específico indicou melhor eficácia no abdômen, braços, pernas, cabeça e na região lombar. A lista completa (do resultado mais efetivo ao menos efetivo) é a seguinte:

  1. Abdômen
  2. Antebraço esquerdo
  3. Antebraço direito
  4. Perna esquerda
  5. Costas
  6. Cabeça
  7. Lombar
  8. Braço direito
  9. Perna direita
  10. Braço esquerdo
  11. Nádega direita
  12. Coxa esquerda
  13. Pescoço
  14. Coxa direita
  15. Tórax
  16. Nádega esquerda

Após indicar os efeitos da acupuntura no cérebro e nos neurotransmissores, o estudo conclui que a acupuntura é extremamente eficaz no alívio da dor em pacientes com fibromialgia.

A figura abaixo resume o estudo.

 

Referência

–  Marco Di Carlo, Giacomo Beci, Fausto Salaffi, “Pain Changes Induced by Acupuncture in Single Body Areas in Fibromyalgia Syndrome: Results from an Open-Label Pragmatic Study”, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, vol. 2021, Article ID 9991144, 8 pages, 2021. https://doi.org/10.1155/2021/9991144