Fogo no Fígado é uma síndrome (padrão) que se origina da estagnação prolongada do Qi do Fígado ou então da ascensão do Yang do Fígado associadas à questões dietéticas e estresse emocional.

O Fogo é uma forma extrema de calor que pode se originar da presença prolongada de outros fatores patogênicos ou da estagnação (acúmulos) prolongados. De forma geral é uma condição de calor extremo, que pode ser causado tanto por condições de excesso quanto de deficiência (de Yin).

Considerando as causas internas, o Fogo do Fígado está relacionado ao sentimento prolongado de raiva, ressentimento ou frustração. Esses sentimentos causam a estagnação do Qi do Fígado, que quando prolongado acaba gerando Fogo.

Além disso, uma dieta alimentar com excesso de gordura, carne vermelha, frituras e bebidas alcóolicas pode colaborar com o quadro.

Os principais sinais e sintomas do Fogo do Fígado são: irritabilidade com rompantes de fúria, olhos e face vermelhos, gosto amargo na boca, tinido, surdez, cefaleia (principalmente a temporal), tontura, fezes ressecadas, urina escura, sangramento nasal e sono perturbado por sonhos.

Considerando as funções do Fígado, principalmente no que diz respeito ao fluxo de Qi, uma condição de calor/fogo faz com que o Qi do Fígado ascenda em direção a cabeça, causando os sintomas nessa região.

O Fogo também seca os fluidos corporais, e por isso sintomas como gosto amargo na boca, fezes ressecadas e urina escura são comuns nesses casos.

Além dos sinais e sintomas, a síndrome pode ser identificada através da inspeção da língua e a palpação do pulso.

A língua é vermelha, principalmente nas laterais e saburra amarela e seca. Já o pulso é cheio, rápido e em corda.

Quando não é tratado, além do descontrole emocional (que gera muitos problemas na vida do indivíduo), o Fogo do Fígado pode evoluir para Deficiência de Yin do Fígado e Fogo no Coração.

O princípio de tratamento é limpar o calor, harmonizar o Fígado, subjugar o Yang do Fígado e se necessário tranquilizar a mente.

Além do tratamento, deve-se recomendar que o paciente evite o uso de bebidas alcóolicas e a ingestão de alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas durante o tratamento.

Algumas sugestões de pontos de acupuntura que podem ser utilizados no tratamento do Fogo do Fígado são:

  • F1 (dadun) – limpa o Fígado e subjuga Yang do Fígado;
  • F2 (xingjiang) – drena o Fogo do Fígado;
  • F3 (taichong) – harmoniza o Fígado;
  • F14 (qimen) – harmoniza o Fígado – ponto mu;
  • VB13 (benshen) – tranquiliza a mente;
  • VB20 (fengchi) – subjuga Qi do Fígado em ascendência;
  • IG11 (quchi) – limpa calor;
  • taiyang (extra) – limpa calor;
  • BA6 (sanyinjiao) – nutre o Yin (ajuda a diminuir o fogo).

Os pontos citados possuem também funções diretas nos sinais e sintomas clássicos da síndrome.

A figura abaixo resume as condições da síndrome.

 

Para finalizar, é sempre bom lembrar da importância do diagnóstico correto, da definição do princípio de tratamento e da seleção de pontos de acordo com as condições do paciente.

 

Referências

– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.