Hipertensão: síndromes e pontos

Segundo a Medicina Chinesa, a hipertensão não é considerada uma doença em si, mas um dos principais sintomas associados a Xuan Yu (Vertigens) ou Tou Tong (Cefaléias).

Apesar de ser uma condição diretamente relacionada ao Coração e aos Vasos Sanguíneos, considera-se que as disfunções do Fígado, do Rim e do Baço são as causadoras do aumento da pressão arteriais.

Devido às funções do Baço de transformação e transporte e suas relações com os demais órgãos, pode-se concluir que o Baço está diretamente relacionado com todas as síndromes associadas. Por esse motivo, fortalecer o centro (Baço e Estômago) deve ser considerado em todas as situações. Para isso pode-se utilizar pontos como BA3 (taibai), VC12 (zhongwan)e E36 (zusanli).

A seguir serão discutidas as quatro principais síndromes associadas à hipertensão, os sintomas secundários e uma relação dos pontos principais (e não exclusivos) para o tratamento de cada uma delas.

Calor no Fígado

A condição de calor no Fígado pode ser causada por períodos prolongados de estagnação do Qi do Fígado ou por fatores externos. Essa condição apresenta sintomas como hipertensão, cefaleia, tontura piora com o calor, irritabilidade, face e olhos vermelhos e hemorragia nasal. O pulso é forte e rápido e a língua vermelha com saburra amarela.

O princípio de tratamento é limpar calor.

Pontos principais: F2 (xingjiang), VB43 (xiaxi), VB20 (fengchi) e IG11 (quchi).

Ascensão do Yang do Fígado (associada a deficiência do Yin do Fígado)

A ascensão do Yang do Fígado normalmente está associada à deficiência do Yin do Fígado (que não consegue ancorar o Yang). Neste caso, os sintomas são: hipertensão, tontura, cefaleia, zumbido (apito), insônia, irritabilidade, calor excessivo, lombalgia associada ao cansaço e urina escura. O pulso é superficial e rápido e a língua é vermelha e sem saburra.

O princípio de tratamento envolve nutrir o Yin e acalmar o Fígado.

Pontos principais: F3 (taichong), BA6 (sanyinjiao), R3 (taixi) e F8 (ququan).

Deficiência de Yin e Yang do Rim

A deficiência de Yin e Yang do Rim é considerada crônica e prejudica o funcionamento dos demais órgãos e causa sintomas como: hipertensão, tontura, zumbido (cachoeira), cefaleia, lombalgia que melhora com a pressão, micção noturna, enurese, fraqueza dos membros inferiores, dor no joelho, membros frios e sede. O pulso é lento e profundo e a língua normalmente é pálida e com saburra fina.

O princípio de tratamento envolve a tonificação do Yin e do Yang do Rim.

Pontos principais: B23 (shenshu), VG4 (mingmen), VC4 (guanyuan), VC6 (qihai), R3 (taixi) e R7 (fuliu).

Mucosidade no Aquecedor Superior

Quando há acúmulo de mucosidade no aquecedor superior, normalmente causada pela incapacidade do Baço em transformar e transportar e do Pulmão em descender, ocorrem sintomas como: hipertensão, zumbido (apito), tontura, cefaleia, sensação de peso na cabeça e no corpo, opressão torácica e alteração de apetite. O pulso é deslizante e a língua apresenta saburra pegajosa.

O princípio de tratamento é eliminar a mucosidade e reestabelecer o livre fluxo no aquecedor superior.

Pontos principais: E40(fenglong), VC17 (shanzhong)e PC6 (neiguan).

 

A figura abaixo resume as principais síndromes relacionadas a hipertensão, os principais sintomas associados e os pontos principais para o tratamento.

 

Referências

– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, GIOVANI. A Prática da Medicina Chinesa – tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 1996.
– MACIOCIA, GIOVANI. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, GIOVANI. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.

Quem escreveu: Ana Regina Tanganeli
É professora e coordenadora do Aprendiz de Medicina Chinesa. É profissional da Medicina Chinesa com formação em Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Medicina Chinesa Clássica e especializada em Pediatria. Tem mais de 20 anos de experiência em docência e é especialista em epistemologia, didática e tecnologias de ensino. (@anatanganeli)

Deixe um comentário