O soluço é definido como um espasmo ou contração involuntária do diafragma, seguido pelo fechamento da glote e das cordas vocais durante a inspiração, produzindo um som característico: hicup.
Na visão da Medicina Chinesa, o soluço normalmente está relacionado à inversão do Qi do Estômago (Qi em contracorrente) ou ao frio no Estômago, causado pela ingestão excessiva de alimentos de natureza fria ou frios (temperatura).
Ainda, também podem ser causados quando o Qi do Fígado invade o Estômago, quando há deficiência do Qi ou do Yin do Estômago ou deficiência de Baço e Rim.
De maneira geral, o soluço alto indica excesso e quando é baixo, deficiência.
Em cada uma das síndromes, o soluço tem características próprias e é acompanhado de outros sinais e sintomas.
Frio no Estômago
Soluço profundo e forte acompanhado de sensação de frio, membros frios, dor no hipocôndrio, preferência por alimentos e bebidas quentes. Língua com saburra branca e espessa e pulso profundo, lento e tenso.
Calor no Estômago
Soluço alto e agudo acompanhado de regurgitação ácida, dor epigástrica, queimação, sede e mau hálito. Língua vermelha com saburra amarela e pulso transbordante e rápido.
Deficiência do Qi do Estômago
Soluço fraco e infrequente com som baixo, acompanhado de desconforto no epigástrio, falta de apetite, ausência ou diminuição do paladar. fezes amolecidas e fadiga. Língua pálida e pulso vazio.
Deficiência do Yin do Estômago
Soluço fraco e frequente, acompanhado de pouca fome, constipação, fezes ressecadas, dor epigástrica “surda”, boca e garganta seca e sensação de plenitude após comer. Língua normal sem saburra ou sem saburra no centro e pulso flutuante e vazio.
Qi do Fígado invadindo o Estômago
Soluço forte e pronunciado, acompanhado de regurgitação ácida, queimação no estômago intermitente, irritabilidade, opressão no epigástrio e membros fracos. Língua normal ou vermelha nas laterais e pulso em corda à esquerda e fraco à direita.
Deficiência do Yang do Baço e do Rim
Soluço incessante, acompanhado de dor lombar, joelhos frios e fracos, impotência, falta de libido, enurese noturna e fadiga. Língua pálida e úmida e pulso profundo e fraco.
Os pontos principais para “resolver” o soluço são:
- E12 (quepen);
- E13 (qihu);
- VC22 (tiantu);
- BA4 (gongsun);
- PC6 (neiguan);
- VC17 (shanzhong);
- VC13 (shangwan);
- VC14 (juqe);
- VG20 (baihui);
- E36 (zusanli);
- B14 (jueyinshu).
Além de “resolver” é necessário tratar a raiz do problema, ou seja, selecionar e combinar pontos de acordo com a síndrome apresentada.
Nas crianças, é possível solucionar o soluço, pressionando as laterais da falange proximal do dedo médio, conforme a figura abaixo.
A figura a seguir ilustra as síndromes relacionadas e os principais pontos para “resolver” o soluço.
Referências
– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
Deixar um comentário