A tireoide é uma pequena glândula localizada na face anterior do pescoço e que produz hormônio da tireóide, que é responsável pelo aumento do consumo de oxigênio pelas células. Seus hormônios principais são o T3 e T4 (secreção é controlada pela hipófise e hipotálamo) e que são os marcadores para o diagnóstico de alterações funcionais da tireoide.

No hipertireoidismo, há uma alteração na secreção de hormônio causando o aumento do metabolismo corporal, que causa inicialmente sinais e sintomas como: perda de peso, aumento do apetite, nervosismo, agitação, intolerância ao calor, aumento da transpiração, fadiga, evacuação frequente, irregularidade menstrual e bócio. Numa condição mais avançada, aparecem outros sinais e sintomas: fraqueza, dificuldade para dormir, pele opaca, rubor ou vermelhidão, náusea, vômito, amenorreia, prurido, palpitações, tremor nas mãos, perda de cabelos, diarreia, desenvolvimento mamário no homem, hipertensão arterial, protusão dos olhos, hiperatividade e fibrilação atrial (em idosos).

As causas do hipertireoidismo são: doenças graves (auto-imunes), crescimento não tumoral da tireóide ou hipófise, tumor no testículo ou ovário, inflamação na tireóide, ingestão excessiva de hormônios e ingestão excessiva de idodo.

Estima-se que 40% dos pacientes tem um episódio único e que em muitos casos se transforma em hipotireoidismo.

Na visão Ocidental, os principais tratamentos incluem o uso de medicamento antitireoide, administração de iodo radioativo ou remoção da glândula.

Na Medicina Chinesa não há correspondência direta para a tireoide e seus problemas. Por esse motivo, o hipotireoidismo se encaixa em diversas doenças (de acordo com os sinais e sintomas principais). São elas: Exaustão, Insônia, Palpitação, Depressão, Sudorese, Tremor, XIao Ke, Febre (calor intenso).

As causas incluem o estresse emocional, dieta rica em laticínio e gordura, ambiente e o estilo de vida.

O mecanismo básico do hipertireoidismo tem início com a estagnação do Qi do Fígado ou fogo do Fígado que consome os fluidos do corpo e causa deficiência de Yin com calor por deficiência, que exaure e prejudica a fisiologia até que ocorra uma deficiência de Yin e de Qi. Esse fato explica a “transformação” do hipertireoidismo em hipotireoidismo.

A seguir, estão as quatro síndromes relacionadas ao hipotireoidismo.

Estagnação do Qi do Fígado
O paciente vai apresentar sinais e sintomas como hipertireoidismo no estágio inicial, nervosismo, agitação, intolerância ao calor, fadiga, palpitação, irritabilidade, agitação mental, depressão, mau humor, distensão abdominal, irregularidade menstrual e TPM.
O pulso é em corda e a lingua é levemente avermelhada nas laterais.
Aqui o princípio de tratamento é acalmar o Fìgado, movimentar o Qi do Fígado, acalmar a mente e assentar o Hun. Os principais pontos são:
– TA6 (zhigou);
– VB34 (yanglingquan);
– F3 (taichong);
– PC6 (neiguan);
– IG4 (hegu);
– VG24 (shenting)
– VC22 (tiantu).

Calor no Fígado, Coração e Estômago
Os sinais e sintomas incluem hipertireoidismo, sede, fome excessiva, irritabilidade, sensação de calor, perda de peso, nervosismo, agitação, fadiga, insônia, face vermelha, fluxo menstrual excessivo, prurido, palpitação, exoftalmia, acessos de raiva, insônia, palpitação e olhos vermelhos. O pulso é em corda e rápido e a lingua é vermelha, com laterais mais vermellhas e saburra amarela.
O princípio de tratamento é movimentar o Qi do Fígado, drenar fogo do Fígado, Coração e Estômago, acalmar a mente e assentar o Hun. Os principais pontos são:
– F2 (xingjian);
– F3 (taichong);
– C8 (shaofu);
– C7 (shenmen);
– E44 (neiting);
– IG11 (quchi);
– VB13 (benshen);
– VG24 (shenting);
– VG19 (houding);
– VC15 (jiuwei);
– BA6 (sanyinjiao);
– VC22 (tiantu).

Def. Yin do Fígado e Rim com calor
Nesse caso os sinais e sintomas incluem hipertireoidismo, agitação mental, sensação de calor ao anoitecer, perda de peso, nervosismo, fadiga, insônia, rubor malar, prurido, palpitações, perda de cabelo, exoftalmia, dor lombar, tontura, visão turva, olhos secos, zumbido e sudorese noturna. O pulso é flutuante e vazio e a lingua é vermelha e sem saburra. O princípio de tratamento é nutrir o Yin do Fígado, nutrir o Yin do Rim, limpar calor por deficiência e acalmar a mente. Os pontos principais são:
– VC4 (guanyuan);
– F8 (ququan);
– BA6 (sanyinjiao);
– R3 (taixi);
– P7 (lieque) + R6 (zhaohai);
– C7 (shenmen);
– VC15 (jiuwei);
– VC22 (tiantu).

Umidade calor no Fígado
Aqui os sinais e sintomas incluem hipertireoidismo, agitação mental, sensação de calor, perda de peso, nervosismo, fadiga, insônia, face vermelha, prurido, palpitação, exoftalmia, visão turva, expectoração de muco, sede, gosto pegajoso, sensação de opressão no tórax e bócio. O pulso é em corda e escorregadio e a lingua é vermelha com saburra amarela e pegajosa. O princípio de tratamento é limpar calor do Fígado, resolver umidade, dissolver massas, acalmar a mente e assentar o Hun. Os pontos principais são:
– F3 (taichong);
– F2 (xingjian);
– IG11 (quchi);
– VC12 (zhongwan);
– VC9 (shuifen);
– E40 (fenglong);
– VG24 (shenting);
– VB13 (benshen);
– VC22 (tiantu).

Lembrando que é essencial realizar o diagnóstico completo através da Medicina Chinesa.

Referência
– MACIOCIA, Giovanni. A prática da Medicina Chinesa. 2ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2010.