A esquizofrenia é considerada uma doença de foro psiquiátrico caracterizada por incapacidade de adaptação ao ambiente externo, descoordenação ao nível dos sentimentos e raciocínio, alucinações visuais e auditivas e indiferença perante os outros.

Na Medicina Chinesa, o corpo e a mente não são distintos, mas sim manifestações do Qi. Isso quer dizer que o Qi é a base de todos os processos fisiológicos, mentais e emocionais do indivíduo.

Considerando as diversas manifestações do Qi, seus movimentos e patologias, a Medicina Chinesa divide a esquizofrenia em 2 síndromes distintas: Dian e Kuang. “A excessiva alegria equivale à síndrome Dian e a excessiva ira à síndrome Kuang” (ZHENGZHUAN, Yixue. Estudo ortodoxo da medicina).

É importante saber diferenciá-las!

A alegria pertence ao coração e a ira ao fígado. Ambas as síndromes são causas pelo excesso de calor nos órgãos. Segundo Yixue Siyao (em Os quatro princípios da medicina), a síndrome Dian começa pela não alegria e a avança para idiotice psicológica, com formas de falar incoerentes, e mudanças bruscas do comportamento; isto porque a patologia está no Yin.

A síndrome Kuang começa por uma grande ira, que não permite a quietude ao paciente; e quando o mal avança, ele parece louco e tem desejos de matar, insulta a qualquer pessoa sem distinguir familiares nem desconhecidos, é porque o mal encontra-se no Yang.

Resumindo, aquele que tem o Yin gravemente danificado sofre de Dian; aquele que tem o Yang danificado sofre de Kuang.

 Síndrome Dian (Esquizofrenia do Tipo Depressivo)

A síndrome Dian refere-se a anormalidades mental e psicológica, caracterizada pelo silêncio, idiotice, frases incoerentes, quietude ou excessiva, que incide mais em jovens e na idade mediana.

Na maioria dos casos, essa síndrome origina-se de excessiva preocupação, insatisfação dos desejos e das esperanças, bloqueio do Qi do Fígado e disfunção do Baço em sua missão de transporte, gerando mucosidade, que por sua vez obstrui a mente.

Tratamento Segundo a Diferenciação de Sintomas

Acúmulo de Mucosidade e estagnação do Qi

Sintomas principais: Depressão, indiferença, estupor, fala incoerente ou murmúrio, anormalidade na manifestação de alegria ou de tristeza, ideias e pensamentos insólitos, desconfiança, o indivíduo mostra-se assustado, sem desejo de comer.

Inspeção: Saburra espessa, pulso de corda e escorregadio.

Análise: O acúmulo e a estagnação de mucosidade e do Qi que obstruem os orifícios da mente causam a depressão e a indiferença da expressão. A mucosidade túrbida obstrui o aquecedor médio.

Princípio de Tratamento: Promover o livre fluxo do Qi para eliminar a estagnação e eliminar a mucosidade.

Pontos básicos:
– B15 (xinshu)
– B18 (ganshu)
– B20 (pishu)
– VG23 (shangxing)
– VC17 (shanzhong)
– VC12 (zhongwan)
– F3 (taichong)
– BA6 (sanyinjiao)
– E40 (fenglong)
– PC6 (neiguan)

Pontos extras:
–  B43 (gaohuangshu)
– VG24 (shenting)
– VG16 (fengfu)
– PC7 (daling)
– BA1 (yinbai)
– VC15  (dejiuwei)
– VC13 (shangwan)

Explicação: Os pontos B18 e F3 servem para dispersar o Fígado e promover o livre fluxo; VC17 e PC6 para promover o livre fluxo do Qi e deixar confortável a cavidade torácica. B20, VC12, BA6 e E40 para harmonizar o Baço e beneficiar o Qi, normalizar a função do Estômago e eliminar a mucosidade. B15, B43, VG24, VG16, VC15, PC7 e BA1 clareiam a mente, tranquilizam e sossegam o estado psíquico.

Deficiência de Sangue do Coração e do Qi do Baço

Sintomas principais: Desconcerto no ânimo, fala incoerente, anormalidade emocional, o indivíduo mostra-se desconfiado e assustado, com excessiva melancolia e desejos de chorar, fadiga física, respiração curta e preguiça ao falar e face amarelada.

Inspeção: língua pálida, pulso fraco e fino.

Análise: Pela duração prolongada da depressão, o Qi e o Sangue deterioram por insuficiência de Sangue do coração e a mente perde sua morada, por isso se observa desconcerto psíquico, fala incoerente, anormalidade emocional, atitude assustada, melancolia permanente e desejo de chorar. A disfunção do Baço no transporte conduz à insuficiência do Qi no aquecedor médio, o que produz a fadiga dos membros e falta de vontade de falar.
A impossibilidade de subida do Sangue e do Qi traz como consequência a face amarelada. A língua pálida e o pulso fraco e fino são também sintomas de insuficiência de Sangue e Qi.

Princípio de Tratamento: Fortalecer o Baço e tonificar o Qi. Nutrir o Coração e acalmar a mente.

Pontos básicos:
– B15 (xinshu)
– B20 (pishu)
– VC17 (shanzhong)
– VG20 (baihui)
– E36 (zusanli)
– BA6 (sanyinjiao)
– C7 (shenmen)
– BA1 (yinbai)

Pontos extras:
– B43 (gaohuangshu)
– VC14 (juque)
– BA4 (gongsun)
– C5 (tongli)
– PC6 (neiguan)

Explicação: Os pontos B15 e VC14 nutrem o Qi do Coração e acalmam a mente. VC17 e PC6 tonificam o Qi, suavizam o mal-estar torácico e regulam o mecanismo do Qi. B20, E36, BA6 e BA1 f0rtalecem o Baço e o Estômago, beneficiando o Qi e o Sangue. VG20 favorece a subida do Qi puro. C7 sustenta o coração e acalma a mente.

Tratamento por Auriculoterapia
Pontos principais: Coração, shenmen, Rim, occipital.
Pontos extras: Subcortex e nervo occipital menor.

Síndrome Kuang (Esquizofrenia do Tipo Maníaco)

A síndrome Kuang é um tipo de esquizofrenia em que o paciente dá gritos e se mostra permanentemente inquieto, desejando agredir e injuriar, com movimentos frequentes e ataques de ira. É um mal frequente em jovens e indivíduos de idade mediana.

Esse mal é motivado pela agressão interna dos fatores emocionais. A excessiva preocupação conduz à perda da normalidade funcional do Baço. Também ocorre em caso de excesso de gula, que interiormente produz mucosidade e umidade; se, além disso, for agredida pelo excesso emocional, a mucosidade se converte em fogo.

Por exemplo, a limitação exagerada nos sentimentos da alegria e regozijo ou ira e cólera, danifica o Fígado. Isso conduz à estagnação de Qi, que se converte em fogo; quando a mucosidade e o fogo incomodam o Coração, vem o comportamento de tipo “maníaco”.

Tratamento Segundo a Diferenciação de Sintomas

Mucosidade e  fogo incomodando o Coração

Sintomas principais: Acesso repentino; primeiro apresentam-se irritabilidade, dor de cabeça, insônia, olhar furioso, face e olhos vermelhos. De repente, vem o comportamento maníaco com perturbação mental e perda imediata do conhecimento; o paciente pode subir no teto, insultar e gritar aos outros, sem diferenciar familiares e parentes dos desconhecidos, às vezes tira a roupa e grita, agride os demais, destrói objetos; mostra força e energia extraordinárias, deixa de comer, de dormir.

Inspeção: Língua vermelho escura, com saburra amarelada e pegajosa, pulso em corda, cheio, escorregadio e rápido.

Análise: A irritação e a ira excessivas danificam o Fígado e o paciente apresenta-se irritado e sofre de dor de cabeça e insônia; o fogo do Fígado juntamente com o Qi e o Sangue ascendem, resultando em expressão de ira nos olhos, que se avermelham da mesma forma que a face. Quando a mucosidade e o fogo perturbam o Coração e a mente, aparecem os comportamentos. A língua vermelho-escura, com saburra amarelada e pegajosa, o pulso de corda, cheio, escorregadio e rápido são sintomas de excesso de mucosidade e fogo.
O fogo é um fator patogênico de natureza Yang, e o Yang se caracteriza por constantes movimentos. Por isso, a mania é de acesso repentino e com movimentos fortes.

Princípio de Tratamento: Drenar o fogo do Fígado, eliminar mucosidade, acalmar o Coração e tranquilizar a mente.

Pontos principais:
– VG14 (dazhui)
– VG16 (fengfu)
– VG26 (renzhong)
– IG4 (hegu)
– E26 (zusanli)
– E40 (fenglong)
– F3 (taichong)
– PC7 (daling)

Pontos extras:
– VG13 (taodao)
– VG15 (yamen)
– VG20 (baihui)
– VG28 (yinjiao)
– IG11 (quchi)
– IG1 (shangyang)
– P11(shaoshang)
– PC6 (neiguan)
– F1 (dadun)
– C7 (shenmen)

Explicação: Como a mania provém do distúrbio interno por mucosidade e fogo bem como por distúrbio na circulação do Qi e do Sangue, e tem natureza yang, são selecionados os pontos VG14, VG13, VG16, VG20, VG26, VG28, IG4, IG11 e E36 para eliminar o fogo e a mucosidade, despertar a função do cérebro, regularizar a função do Qi e do Sangue. PC6 e E40 servem para normalizar a função do Estômago e eliminar a mucosidade. F1 e F3 harmonizam o Fígado e drenam o fogo, e em combinação com P11, harmonizam o mecanismo do Qi. PC7 e C7 harmonizam o Coração e clareiam a mente, acalmam o coração e tranquilizam o ânimo.

Fogo Excessivo Prejudicando o Yin

Sintomas principais: Depois de algum tempo, a mania perde sua força e passa a se manifesta por um tagarelar incessante e assustado; algumas vezes, o indivíduo se mostra irritável, emagrece, tem bochechas vermelhas e sudorese noturna.

Inspeção: língua macia e vermelha, sem saburra ou com muito pouca saburra pulso fino e rápido.

Análise: O fogo é um fator patogênico de natureza Yang, que danifica facilmente os líquidos corporais. Pela deficiência de Yin, o fogo ascende e esse fogo falso perturba o Coração, o que explica por que o paciente fala sem cessar, se assusta, ou se mostra irritável. Por falta de líquidos yin, o corpo não encontra com que se sustentar e se nutrir, por isso emagrece. As bochechas vermelhas, o suor noturno, a língua vermelha e macia, com pouca ou sem saburra, o pulso fino e rápido são sintomas de deficiência de Yin e excesso de fogo.

Princípio de Tratamento: Nutrir o Yin e eliminar o fogo, acalmar o ânimo e tranquilizar o paciente dos efeitos do surto.

Pontos principais:
– B15 (xinshu)
– B23 (shenshu)
– R3 (taixi)
– R7 (fuliu)
– R6 (zhaohai)
– C6 (yinxi)
– C7 (shenmen)
– VG24 (shenting)
– BA6 (sanyinjiao)
– E36 (zusanli)

Explicação: B15 e C6 nutrem o Yin e eliminam o fogo do Coração. B23, R3, R7 e R6 nutrem o Rim. C7, VG24 e B15 acalmam o ânimo e tranquilizam os efeitos do surto. BA6 e E36 servem para fortalecer o Baço e o Estômago, beneficiando a fonte dos nutrientes.

Tratamento por Auriculoterapia
Pontos principais: Coração, Fígado, Estômago e ganyang (yang do fígado)
Pontos secundários: subcórtex, occipital, ponto do cérebro.

A figura abaixo resume as síndromes envolvidas na esquizofrenia.

Referência

– CHENGGU, Ye. Tratamento das doenças mentais por acupuntura e moxabustão. 1ª Edição. São Paulo: Roca, 2006.