Injeções de botox para apagar as linhas de expressão faciais são comuns hoje em dia mas a acupuntura facial, um tratamento que já é utilizado por milhares de anos na Medicina Tradicional Chinesa está se tornando popular como uma alternativa natural para a cirurgia plástica e botox.

As agulhas de acupuntura já são muito utilizadas no tratamento de enxaquecas e stress, mas a acupuntura facial com objetivo estético é um fenômeno mais recente. Entretanto, já existem várias clínicas que oferecem este serviço em Londres. Dr. John Tsagaris, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, foi um dos primeiros profissionais do Reino Unido a oferecer acupuntura facial e agora é um dos maiores especialistas em técnicas não invasivas para estética.

Ele combina as antigas tradições da Medicina Chinesa com as recentes pesquisas médicas para promover o que ele mesmo descreve como “envelhecer bem”. Seus métodos foram aprovados por seus Clientes, inclusive algumas celebridades. Penelope Cruz recentemente descreveu o Dr. John Tsagaris como um dos melhores acupunturistas do mundo em um programa de TV.

Utilizando a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Dr. John utiliza acupuntura, práticas corporais, fitoterapia e recomendações sobre o estilo de vida para ajudar seus Clientes envelhecerem bem ao invés tentar atrasá-lo através de técnicas artificiais.

Seu principal tratamento “Acupuntura para beleza” combina a acupuntura com tratamentos faciais tradicionais. Antes das diversas agulhas serem aplicadas no rosto, ele é preparado utilizando um produto exclusivo criado pelo especialista que limpa e esfolia a pele. Depois da acupuntura é aplicada uma máscara facial e realizado acupressão/shiatsu e depois uma ferramenta chinesa parecida com um rolo (sem agulhas) é utilizada para que os ingredientes da máscara facial penetrem profundamente sobre a pele.

Então, como a acupuntura facial realmente funciona e qual é a sensação de ter pelo menos 50 pequenas agulhas inseridas no rosto?

As agulhas são inacreditavelmente finas então quase não causam dor, mas elas induzem o corpo para o “modo de reparo”, aumentando a circulação e a oxigenação da pele. A técnica, inspirada na acupuntura tradicional, estimula a produção de colágeno e elastina, resultando em aumento na firmeza, elasticidade da pele, redução das linhas de expressão e melhora geral da saúde e textura da pele.

A resposta do corpo, ao contrário do botox, pode influenciar a saúde da pele a longo prazo, melhorando muito mais do que apenas as linhas de expressão.

O resultado geral de uma sessão de acupuntura facial é uma compleicão mais leve e brilhante. O tratamento ajuda também na eliminação de marcas, e na melhora da firmeza e volume da pele.

Mas ao contrário do botox, preenchimentos e outros procedimentos invasivos como o lifting, a acupuntura facial não é rápida,não resolve na hora e são necessárias bem mais do que apenas uma sessão de tratamento.

Para inciar sugere-se a realização de quatro sessões, uma ou dois vezes ao mês, com sessões de manutenção para aumentar a eficácia e os efeitos de longo prazo.

Como o tratamento com botox é um tratamento regular que dura apenas alguns meses e envolve a injeção da toxina botulínica, não é surpreendente que tratamentos naturais como a acupuntura facial estão se tornando cada vez mais populares.

Além da acupuntura facial, o Dr. John utiliza 20 minutos de terapia através da luz de LED (diodo emissor de luz – em português), baseado nos estudos da NASA, para ativar as células da pele e melhorar seu funcionamento. Assim consegue melhorar ainda mais os resultados da acupuntura.

O tratamento é finalizado com com uma massagem facial seguida pelo uso de pequenas ventosas que maximizam a circulação. A área dos olhos é gentilmente tratada com um massageador ocular e vários cremes.

Se você está procurando por uma alternativa saudável ao botox ou buscando um tratamento que garantia que que tenha uma aparência saudável e poucas linhas de expressão (quem não quer isso?), este tipo de tratamento de acupuntura deve ser considerado.

Fonte: https://www.forbes.com/sites/joanneshurvell/2019/12/23/is-cosmetic-acupuncture-the-new-botox/#94f667652524