Depois que o pesquisador japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel ao comprovar cientificamente que o  jejum e a fome são mecanismos úteis para encorajar o corpo a quebrar as células tóxicas e se livrar de todo o lixo, essa prática está na moda.

Mas o que a Medicina Tradicional Chinesa tem a dizer sobre isso?

Antes de mais nada é preciso entender que essa prática nada mais é do que alternar os períodos de comer e jejuar, pode ajudar seu corpo a se limpar. Esses períodos variam de 6, 8, 12 ou até 24 horas. Existem pessoas que praticam o jejum por até 7 dias!

No capítulo 56 do Eixo Espiritual, encontramos que “Se nenhum alimento foi ingerido até a metade do dia, o Qi é enfraquecido; se nenhum alimento for ingerido durante todo o dia, o Qi é esgotado”.

Com base nisso, fica evidente que os chineses antigos não acreditavam no valor terapêutico do jejum!

Segundo a Medicina Chinesa, os alimentos são a base para a produção do Qi dos alimentos (Gu Qi) pelo baço. E é o Qi dos alimentos que são criadas todas as substâncias fundamentais necessárias para sobrevivência e equilíbrio do corpo, entre elas as formas mais refinadas de Qi (Zong Qi, Yin Qi, Wei Qi), essência pós celestial e o Sangue (Xue).

Ou seja, se não existir o material básico para a produção do Qi dos Alimentos, a produção geral do Qi e das demais substâncias fundamentais fica prejudicada, ou seja, o corpo fica em desequilíbrio!

Se considerarmos ainda o ciclo energético diário, onde o fluxo de Qi é maior em determinado órgão ou víscera em determinados horários, podemos claramente entender que o jejum prolongado pode também prejudicar o funcionamento e manutenção individual de cada Zang Fu, que não vão receber a quantidade necessária de Qi para seu funcionamento correto e equilíbrio.

Com base nessas informações é possível afirmar categoricamente que o jejum intermitente não é uma prática aconselhada pela Medicina Tradicional Chinesa.

Segundo ela, deve-se ingerir alimentos saudáveis em quantidade moderada em períodos regulares.
Também não se deve esquecer também da ingestão regular de água, outro elemento fundamental para o funcionamento e equilíbrio do corpo!