Na Medicina Chinesa, além de armazenar e excretar urina, a Bexiga também tem participação ativa na transformação de fluidos necessários para a formação de urina, porém não é o único órgão que atua nesse processo!

Além da Bexiga, a formação e excreção da urina também tem relação com o Rim (Yang do Rim), Coração, Pulmão, Fígado, Triplo Aquecedor e Intestino Delgado.

Vamos conhecer melhor essas relações e como cada um desses Zang Fu colabora com o processo?

Tudo começa quando o intestino delgado envia os fluidos puros para a Bexiga.

Rim (Yang do Rim)

Para que o processo de transformação dos fluídos ocorra, a Bexiga necessita de Qi e de calor, que são fornecidos pelo Yang do Rim, mais precisamente pelo Ming Men (Portão da Vitalidade).

Intestino Delgado

O Intestino Delgado e a Bexiga trabalham em conjunto para movimentar os fluidos no Aquecedor Inferior. Além disso, ambos as vísceras formam o canal unitário Tai Yang (Grande Yang), o que indica uma relação direta entre eles.

É por isso que pontos do canal do Intestino Delgado (como o ID2 – Qiangu) são úteis para o tratamento de doenças urinárias.

Coração

O Qi do Coração desce em direção ao Intestino Delgado (lembre-se que são canais acoplados) e esse movimento colabora na excreção da urina. Ainda, o canal divergente da Bexiga passa pelo Coração.

Portanto, algumas desarmonias do Coração podem afetar a Bexiga e gerar patologias como sangramento na urina.

Triplo Aquecedor

O triplo aquecedor inferior tem função de assegurar que as passagens de água na parte inferior do corpo estejam abertas e desimpedidas. Além disso colabora com a transformação dos fluidos.

Fígado

Como o trajeto do canal do Fígado passar pela região da uretra, o livre fluxo do Qi pelo canal assegura a micção suave e também facilita o processo de transformação dos fluidos. A estagnação do Qi do Fígado pode causar disfunção urinária.

Pulmão

A relação entre Pulmão e Bexiga se dá através do Rim e sua relação direta com o Pulmão no transporte e transformação dos fluidos (Via das Águas).

O Qi do Pulmão desce ao Rim para facilitar a transformação dos fluidos e excreção da urina. Quando há deficiência de Qi do Pulmão, pode ocorrer retenção urinária.

O infográfico abaixo resume as principais funções de cada órgão na formação e excreção da urina.

 

Conhecer os processos fisiológicos normais e a atuação de cada órgão sobre eles é essencial para o diagnóstico e o sucesso da prática clínica.

Em breve, voltaremos com mais artigos sobre esse tema!

Referências

– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.