Na Medicina Chinesa, as funções dos órgãos e vísceras vão muito além das suas funções fisiológicas conhecidas pela Medicina Ocidental. Portanto, conhecer as funções e relações específicas de cada órgão é fundamental para compreender as patologias associadas: é preciso conhecer o fisiológico para compreender o patológico. Neste post falaremos do Rim!

Segundo o capítulo 36 do Clássico das Dificuldades (Nan Jing), tem-se que “os rins não são na verdade dois, pois o rim esquerdo é o Rim e o rim direito é o portão da vitalidade (Ming Men)”.

Com o passar do tempo, passou-se a acreditar que o Ming Men representava uma porção cada vez menor do Rim direito, até que Zhang Jie Bin (1563 – 1640) concluiu que “existem dois rins e o portão da vitalidade está localizado entre eles”.

Chamado de raiz da vida, o Rim é o órgão fundamental para o fornecimento de Yin e Yang para todos os demais órgãos.

Além disso, o Yin e Yang do Rim tem a mesma raiz e são interdependentes, ou seja, enquanto o “Yin do Rim fornece o substrato material para o Yang do Rim, o Yang do Rim fornece o calor necessário para todas as funções do Rim” (MACIOCIA, 2019).

Por conta dessa interdependência, a deficiência de um sempre causa a deficiência de outro, ou seja, é preciso tonificar ambos os aspectos (Yin e Yang) durante o tratamento, obviamente que com ênfases diferentes, de acordo com a síndrome identificada.

A figura abaixo exibe a primeira ilustração do Rim feita com base nos estudos iniciais.

 

 

A seguir, serão descritas as principais funções do Rim e como cada uma delas contribui para o organismo.

Armazenar a Essência

O Rim é responsável pelo armazenamento da Essência (Jing) que pode ser dividida em dois tipos: essência pré-celestial (herdada dos pais no momento da concepcão) e essência pós-celestial (extraída dos alimentos).

Governar o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento

O capítulo 1 do Su Wen (Questões Simples) já indica o papel do Rim no crescimento e envelhecimento do ser humano. Segundo o capítulo, o ciclo da mulher ocorre de 7 em 7 anos e dos homens de 8 em 8 anos.

A relação do Rim com as fases de desenvolvimento (nascimento, crescimento, reprodução, desenvolvimento, maturação sexual, envelhecimento e morte) está diretamente ligada ao fato de o Rim armazenar a Essência e por todas suas demais funções.

Produzir a Medula

Na visão da Medicina Chinesa, a Medula é a substância que constitui a matriz comum dos ossos, da medula óssea, do cérebro e da da medula espinal.

A Medula é produzida a partir da Essência do Rim e pelas atividades do Rim.

Governar a Água

De acordo com a Teoria dos Cinco Movimentos, o Rim está relacionado com a Água. Além disso, considerando o processo de formação, transformação e excreção dos fluidos (clique aqui para saber mais), o Rim tem papel essencial no controle da circulação dos fluidos pelo organismo.

Controlar a recepção do Qi

Enquanto o Pulmão tem função de descender o Qi, o Rim tem função de recepcioná-lo corretamente. Essa relação direta entre esses dois órgãos permite a recepção correta do Qi do ar (Kong Qi) e quando o Rim falha na recepção, o Qi sobre e permanece na região do tórax, causando sintomas como falta de ar e asma.

Controlar os orifícios inferiores

O Rim é responsável pela abertura e fechamento dos orifícios inferiores, isto é, a uretra (e o ducto espermático nos homens) e o ânus.

Quando o Rim está deficiente, esse controle fica prejudicado e o paciente pode apresentar incontinência urinária, fecal ou ainda emissão involuntária de esperma (nos homens).

Controlar o Portão da Vitalidade (Ming Men)

Segundo Zhao Xian He em sua obra Tesouros da Medicina (Yi Gui) de 1687, o portão da vitalidade é “a força motriz de todas as atividades funcionais do corpo e o fogo fisiológico essencial a vida”.

Também conhecido como Fogo Ministro, é responsável pelo fornecimento de calor para todas as funções corporais e para a própria essência do Rim.

Sua atividade é controlada pelo Rim e ao mesmo tempo auxilia nas atividades do Rim.

Abrigar a Força de Vontade (Zhi)

Considerando os aspectos da mente (Shen), o Rim está relacionado à força de vontade. ou seja, a determinação, entusiasmo, iniciativa e firmeza.

Quando o Rim está saudável, a mente fica focada nas metas e o indivíduo consegue atingir seus objetivos. Quando o rim apresenta alguma desarmonia, o indivíduo desiste no meio do caminho e tem muita dificuldade em concluir o que começa.

Outras relações

Considerando os fundamentos da Medicina Chinesa, o Rim tem algumas relações diretas que colaboram no diagnóstico e tratamento. São elas:

  • O Rim manifesta-se nos cabelos;
  • O Rim abre-se nas orelhas;
  • O líquido do Rim é o escarro;
  • O som do Rim é o gemido;
  • A cor do Rim é o preto;
  • O sabor do Rim é o salgado;
  • O movimento do Rim é a Água;
  • O medo afeta o Rim;
  • O fator climático do Rim é a frio;
  • A estação do ano relativa ao Rim é o inverno;
  • O odor do Rim é pútrido  (água parada).

Ditados

As funções e relações do Rim podem ser resumidas nos seguintes ditados e frases clássicas:

  • O Rim controla a abertura e fechamento;
  • O Rim controla a força e as habilidades;
  • O Rim detesta a secura;
  • O Rim é o portal do Estômago.

 

Referências

– AUTEROCHE. M.; AUTEROCHE, B. Guia Prático de Acupuntura e Moxibustão. 1ª Edição. São Paulo: Andrei, 1996.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.