Quando se fala em Essência,  muita gente pensa em algo não pode ser reposto e que não há nada que possa ser feito nos casos em que é deficiente.

Mas não é bem assim! É preciso compreender os significados do termo “Essência” e como ela interage e influencia o funcionamento do organismo.

O termo Essência é a tradução de JING do Mandarim, um ideograma composto por dois caracteres, um que representa um grão de arroz e outro que indica um estado de refinamento. Para os leigos, o ideograma também representa o gameta masculino.

Dessas representações, pode-se concluir que a Essência significa um conteúdo precioso e puro, resultante de um processo de refinamento ou destilação.

Existem 2 tipos de Essência: a Essência Pré-Celestial (ou pré-natal) e a Essência Pós-Celestial (ou pós-natal).

Essência Pré-Celestial

A Essência Pré-Celestial é herdada do pai e da mãe no ato da concepção. Essa essência nutre o bebê durante a gestação e também é dependente da nutrição derivada dos rins da mãe.

É ela quem determina a estrutura física básica, a força e a vitalidade de cada indivíduo.

Esse tipo de Essência tem qualidade e quantidade fixas, ou seja, não pode ser reposta. É por isso que alguns autores comparam a Essência Pré-Celestial com uma vela!

Quando o indivíduo mantém uma vida equilibrada, com períodos de repouso e trabalho, alimentação balanceada e contenção da atividade sexual, ele consegue prolongar sua Essência Pré-Celestial.

Ainda, acredita-se que a prática regular de Qi Gong pode influenciar positivamente a Essência Pré.

Essência Pós-Celestial

Após o nascimento, a nutrição pela Essência Pré-Celestial é rompida e inicia-se a formação da Essência Pós Celestetial.

A Essência Pós-Celestial é extraída dos alimentos e líquidos ingeridos através das atividades do Estômago e do Baço, ou seja, a Essência Pós Celestial tem a mesma origem do Qi e o Sangue.

Segundo Bob Flaws, enquanto o indivíduo dorme o excedente de Qi e Sangue é transformado em Essência Pós Celestial.

Essência do Rim

O Clássico Interno do Imperador Amarelo afirma que “o Rim recebe a Essência dos 5 Zang e dos 6 Fu e os guarda como depósito”. Isso quer dizer que a Essência é estocada no Rim.

Essa Essência “estocada” é considerada a Essência do Rim, uma forma específica de Essência, composta simultaneamente da Essência Pré-Celestial e da Essência Pós Celestial.

A Essência do Rim desempenha um papel extremamente importante no funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito ao crescimento, reprodução, desenvolvimento e envelhecimento, na formação da medula e também nos processos de formação de Qi e Sangue, uma vez que a Essência do Rim é base material para a formação do Qi do Rim e Yuan Qi (Qi Original).

A Essência pode ou não ser resposta?

Quando se fala em Essência de maneira geral, a referência é a Essência do Rim, composta pela Essência Pré-Celestial e pela Essência Pré-Celestial.

Portanto, embora a Essência Pré-Celestial não possa ser reposta, a Essência do Rim interage com a Essência Pós-Celestial e é reposta por ela.

Isso quer dizer que a Essência do Rim PODE ser reposta.

Como repor a Essência?

Considerando que somente a porção Pós-Celestial pode repor a Essência do Rim e que ela é extraída dos alimentos e líquidos ingeridos através da ação do Estômago e Baço, a Essência pode ser reposta através da alimentação e do funcionamento adequado dos órgãos envolvidos com o transporte e transformação.

Algumas possibilidades são:

  • Dietoterapia:
    • Alimentos que tonificam Baço e Estômago como, por exemplo, milho e arroz ;
    • Alimentos que tonificam o Rim como, por exemplo, feijão preto, carne de porco e gergelim preto;
    • Alimentos que tenham ação direta na Essência como, por exemplo, a geléia real;
  • Acupuntura:
    • Pontos que fortalecem o Baço e Estômago como, por exemplo, BA3, E36 e VC12;
    • Pontos que fortalecem o Rim como, por exemplo, R3 e B23;
    • Pontos que tonificam a Essência como, por exemplo, VC4 e R13.
  • Fitoterapia:
    • Fórmulas que restauram o Rim como, por exemplo, Zuo Gui Wan.

 

Ainda é necessário orientar o paciente para readequar seu estilo de vida, alimentação, atividade sexual e prática de exercícios físicos.

Deve-se também considerar as relações da Essência com o Portão da Vitalidade (Ming Men), mas isso é assunto para outro artigo.

Referências

– FLAWS, BOB. A Handbook of TCM Peditrics. Second Edition. New York: Blue Poppy Press, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.