Na Medicina Chinesa, cada órgão está diretamente relacionado a um fluido corporal.

Essas relações, descritas inicialmente no capítulo 23 do Su Wen (Questões Simples), são úteis no diagnóstico uma vez que alterações nos fluidos podem indicar disfunções nos órgãos.

Muco Nasal

“o nariz é o orifício do Pulmão e a descarga nasal parte do nariz, por isso a descarga nasal é a secreção do Pulmão” Su Wen – Cap. 23

O muco nasal refere-se ao líquido viscoso que serve para umedecer a mucosa nasal. É ele quem permite o olfato e favorece a circulação de ar nos ductos nasais.

Quando normal, o muco nasal não está em excesso, não obstrui o nariz escorre.

Quando há frio, o muco escorre (rinorréia) e é claro e líquido. Quando há calor, o muco é amarelo e espesso. Quando há umidade, o muco é branco e abundante. Quando há secura, o muco é ausente ou escasso.

Saliva

“a boca é o orifício do Baço e a saliva serosa sai pela boca, por isso a saliva é a secreção do Baço” Su Wen – Cap. 23

A saliva, aqui especificada como o fluido fino e aquoso existente na cavidade oral, está relacionada ao Baço e sua função principal é umedecer a cavidade oral e facilitar a digestão.

Quando o Baço está saudável, a saliva sobe para a boca sem transbordar. Quando há deficiência de Qi do Baço ou calor a saliva espalha para fora e escorre pelo canto dos lábios (a pessoa baba).

Suor

“o Coração se encarrega do Sangue, e o suor é transformado em Sangue, portanto, o suor é a secreção do Coração” Su Wen – Cap. 23

No capítulo 7 do Su Wen tem-se que “o Yang se une ao Yin, isto é suor”. Apesar de ter relação com o Pulmão e com o Wei Qi, respectivamente responsável pelo espaço entre pele e músculos e pela abertura e fechamento dos poros, o suor está diretamente relacionado ao Coração devido sua relação direta com o Sangue (mais informações no artigo sobre Sudorese Noturna).

Alterações na transpiração indicam desarmonias no Coração, como deficiência de Sangue ou de Yin.

Escarro

“o pulso do shaoyin está sob a língua; a saliva mucosa está sob a língua, por isso a saliva mucosa é a secreção do Rim” Sun Wen – Cap. 23

O escarro, ou saliva mucosa, refere-se ao fluido espesso e túrbido localizado no fundo da cavidade oral e que tem como função lubrificar a garganta e facilitar a deglutição dos alimentos.

A dificuldade 34 do Clássico das Dificuldades afirma que “a saliva espessa sai debaixo da língua e vem da transformação da Essência do Rim”.

O escarro é considerado o licor de ouro pelos taoístas e acredita-se que cuspir em excesso causa deficiência de Essência.

Lágrimas

“As lágrimas saem dos olhos, por isso as lágrimas são a secreção do Fígado” Sun Wen – Cap. 23

A lágrima está diretamente relacionada ao Fígado. O fluido “lágrima” refere-se ao líquido que lubrifica os olhos e não ao fruto do choro.

O ressecamento ocular indica deficiência de Sangue ou Yin do Fígado. Já o lacrimejamento excessivo é sinal de aumento do Yang do Fígado e a lágrima espessa e pegajosa indica presença de umidade-calor no canal do Fígado.

A figura abaixo ilustra as relações:

Referências

– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– SINNEAU. Philippe. A essência da Medicina Chinesa – volume 2. 1ª Edição. São Paulo: EBMC, 2015.
– WANG, Bing. Princípios d