O capítulo 43 do Su Wen (Questões Simples) define o Wei Qi como “o ardor dos alimentos […] é de natureza demais fluida para ser contido nos vasos, assim circula na pele e entre as fibras da carne […] sublima-se nas membranas do diafragma para se espalhar nas cavidades torácicas e abdominais”.

A circulação do Wei Qi é composta de dois ciclos distintos: um que ocorre durante o dia e outro que ocorre durante o período da noite. Em ambos os casos, ocorrem 25 voltas completas, totalizando 50 ciclos diários.

Durante o dia, o Wei Qi circula nos espaços entre a pele e músculos num trajeto simultâneo que corresponde aos canais principais Yang,

Quando atinge as extremidades, o “retorno” da circulação ocorre através do vaso extraordinário Yang Qiao Mai.

Segundo Maciocia, a circulação do Wei Qi também está relacionada com os demais vasos extraordinários, principalmente na região do abdômen, tórax e costas.

O Vaso Governador (Du Mai) obviamente influencia a circulação uma vez que é quem governa todos os canais Yang do corpo. O Vaso Penetrador (Chong Mai), o mar dos 12 canais, controla os canais de conexão, que fluem nas camadas superficiais do corpo, onde circula o Wei Qi. O Vaso Concepção (Ren Mai) também exerce influência na circulação.

Durante a noite, o Wei Qi interioriza, através do R1 (yongquan) e inicia seu ciclo interno, numa sequência específica de acordo com o ciclo de controle, ou seja, Rim, Coração, Pulmão, Fígado, Baço e Rim… Ao amanhecer, o Wei Qi exterioriza novamente através do R1 (yongquan) e reinicia seu trajeto externo.

A figura abaixo ilustra a circulação do Wei Qi durante o dia e durante a noite.

 

Referências

– AUTEROCHE. M.; AUTEROCHE, B. Guia Prático de Acupuntura e Moxibustão. 1ª Edição. São Paulo: Andrei, 1996.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.