Para compreender melhor as funções e o funcionamento de cada um dos órgãos segundo a Medicina Chinesa, é importante conhecer as 6 funções do Qi.

Transformar

O Qi (Yang) é fundamental para a transformação de substâncias densas em formas mais sutis, como por exemplo a transformação do Alimento em Gu Qi operada pelo Baço e a transformação dos fluidos operada pelo Qi da Bexiga.

Transportar

Durante o processo de transformação das substâncias, o Qi precisa transportá-las para dentro ou para fora, para cima ou para baixo, como por exemplo a descensão do Qi pelo Pulmão ou a ascensão do puro realizada pelo Baço.

Segurar

É o Qi também o responsável por conservar fluidos nos locais adequados, como por exemplo a função do Qi do Baço em manter o Sangue dentro dos vasos sanguíneos.

Elevar

Outra função do Qi é manter as estruturas do corpo nas posições corretas, por exemplo, o Qi do Baço mantém os órgãos nos seus devidos lugares e o Qi do Rim mantém o útero elevado.

Proteger

O Qi também protege o corpo do ataque de fatores patogênicos externos. Essa função é principalmente desempenhada pelo Wei Qi, mas não exclusivamente.

Aquecer

O Qi também é responsável pelo aquecimento do organismo para que os processos fisiológicos ocorram corretamente, principalmente quando envolve a transformação ou transporte de substâncias Yin.

A figura abaixo ilustra as 6 funções do Qi.

 

Referência

– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.