O conceito de quatro mares (sihai) é tratado no capítulo 33 do Ling Shu (Eixo Espiritual):

“No corpo humano, existem quatro mares e doze canais. Os doze canais fluem em todas as direções, mas finalmente convergem aos quatro mares”.

Numa comparação ao fluxo de água, o texto refere-se aos doze canais principais como rios e as quatro principais substâncias do corpo como mares. As águas de todos os rios desembocam (e influenciam) os mares.

Dentro desse conceito, o Clássico Interno do Imperador Amarelo descreve os quatro mares – Mar dos Alimentos, Mar de Qi, Mar de Sangue e Mar de Medula -, apresenta os pontos que comandam cada um desses mares e indica os principais sintomas nos casos de deficiência e excesso em cada um deles.

Mar dos Alimentos

O Mar dos Alimentos está diretamente relacionado ao Estômago. Seu ponto superior (considerado o mais importante é o E30 (qichong) e o inferior (ponto secundário) é o E36 (zusanli).

Quando o mar dos Alimentos está deficiente, o indivíduo apresenta fome sem vontade de comer. Quando há excesso tem-se plenitude abdominal.

Mar de Qi

O Mar de Qi tem relação direta com o centro do tórax e consequentemente com o VC17 (shanzhong) – embora esse ponto não seja indicado no clássico. Os pontos superiores são VG15 (yamen) e VG14 (dazhui) e o inferior é o E9 (renying).

Quando há deficiência, o indivíduo apresenta sintomas como falta de ar e dificuldade em falar. Já no excesso tem-se congestão no peito, rubor facial e dificuldade em respirar.

Mar de Sangue

O Mar de Sangue tem relação direta com o Chong Mai (Vaso Penetrador). O ponto mar superior é o B11 (dashu) e os inferiores são o E37 (shangjuxu) e E39 (xiajuxu).

Quando há deficiência, o indivíduo relata sensação de o corpo estar pequeno e leve (embora não aparente estar doente). Já no excesso, o relato é de o corpo estar grande e pesado e a presença de melancolia.

Mar de Medula

O Mar de Medula refere-se ao cérebro. O ponto mar superior é o VG20 (baihui) e o inferior é o VG16 (fengfu).

Os sintomas de deficiência são: tontura, zumbido, borramento visual, fraqueza das pernas e fadiga (todos eles relacionados à deficiência de Rim). Já no excesso o indivíduo apresenta sensação de força (sente que pode fazer serviços mais pesados ou carregar mais peso do que de costume) e de membros leves.

A figura abaixo resume os pontos superiores e inferiores de cada um dos quatro mares.

Referências

– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– WANG, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013.