A umidade é um fator patogênico Yin associado à canícula e correspondente ao movimento Terra.

Ela tem relação direta com o clima (região), condições ambientais (local) e condições pessoais (trabalho e hábitos).

Quando o indivíduo mora em regiões úmidas, como no litoral, ele está mais propenso a sofrer com a invasão de umidade.

O mesmo ocorre com indivíduos que moram em casas úmidas ou aqueles que trabalham em locais úmidos, tem o costume de andar na água ou de ficar exposto à locais com a presença de umidade).

Antes de falar das características da umidade, é importante analisar o seu ideograma.

Em chinês, umidade é traduzida como shi. O lado esquerdo do ideograma representa a água e o lado direito representa brilho, calor e dia, ou seja o Yang.

Numa interpretação simplificada, ele significa a ação do Yang sobre a água, ou seja, o que sobra quando uma parte da água é transformada em vapor pela ação do Yang.

Desta maneira, a umidade (externa) tem as seguintes características:

  • É pegajosa;
  • É difícil de ser eliminada;
  • É pesada;
  • Torna as coisas lentas;
  • Atinge primeiro o baixo (principalmente as pernas, daí sobe e se instala em qualquer órgão ou na cavidade pélvica);
  • Causa crises repetidas;
  • Quando alojada no alto, impede a ascensão do Yang Puro para a cabeça;
  • Reflete em secreções “sujas”.

Segundo Auteroche, a invasão de umidade externa atrapalha o bom funcionamento do Baço nas suas funções de transporte e transformação, o que causa umidade interna.

As manifestações da invasão de umidade são variadas de acordo com a localização e a natureza da umidade (se é quente ou fria).

De maneira geral, os principais sintomas são:

  • Sensação de peso no corpo ou cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Sensação de plenitude no tórax e epigástrio;
  • saliva pegajosa.

No paciente, há presença de saburra pegajosa na língua e o pulso apresenta-se deslizante ou encharcado.

A invasão pode ocorrer diretamente nos órgãos, especialmente Bexiga, Intestinos, Estômago, Vesícula Biliar e Útero; nos canais (causando síndrome Bi) ou no nível do Qi Defensivo (Wei Qi), causando febre.

Ainda, a umidade pode invadir músculos e tendões (causando sensação de peso nos membros e dor difusa e persistente), articulações (causando dor, edema e sensação de peso).

A seguir estão listados os principais sintomas específicos da invasão da umidade

Bexiga

Quando a umidade invade a Bexiga, ocorrem sintomas como dificuldade e dor ao urinar (início súbito), micção frequente, urina turva e sensação de peso na região pélvica. Quando há presença de calor ocorre ardência ao urinar, urina escura, língua com saburra amarela e pulso rápido.

Estômago

Quando a umidade invade o Estômago, ocorrem sintomas como vômito e/ou diarreia líquida (sem cheiro), dor epigástrica, membros frios, ausência de apetite. A língua tem saburra branca espessa e pegajosa e o pulso é deslizante.

Intestinos

Quando há invasão nos Intestinos há diarreia líquida sem cheiro e de início súbito e dor abdominal. A língua tem saburra branca espessa e pegajosa e o pulso é deslizante.

Útero

Quando há invasão de umidade no Útero, a mulher pode apresentar dismenorreia, antecipação da menstruação, excesso de secreção vaginal. A língua tem saburra branca espessa e pegajosa na base (mais interna) e o pulso é deslizante.

Vesícula Biliar

Quando a invasão atinge a Vesícula Biliar há dor no hipocôndrio (início súbito), sensação de peso, gosto amargo. A língua tem saburra amarela espessa e pegajosa em um dos lados e o pulso é deslizante.

Canais

Quando a umidade atinge os canais, ela causa Síndrome Bi Úmida (estágio agudo). Se somente uma articulação é atingida é sinal de umidade-frio e quando atinge várias é sinal de umidade-calor.

Em ambos os casos, o paciente articulações inchadas e doloridas com sensação de peso (início súbito).

Nível do Wei Qi

Quando a umidade atinge o nível do Wei Qi há ocorrência de febre, leve aversão ao frio, transpiração, cefaleia, sensação de peso no corpo, irritabilidade e sede. A língua é vermelha com saburra pegajosa e o pulso encharcado e rápido.

Se a invasão é de umidade-calor, além dos sintomas acima o paciente apresenta inchaço nos linfonodos, pressão e dor na cabeça inteira, gosto pegajoso e ausência de sede.

A figura abaixo ilustra as principais características da umidade.

Referências

– AUTEROCHE, B.; NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. 1ª Edição. São Paulo: Andrei, 1992.
– LIHONG, Liu. Classical Chinese Medicine. The Chinese University Press, Hong Kong, 2019.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.