Os fatores patogênicos externos (frio, calor, vento, umidade, secura e calor de verão) invadem o corpo através da pele e se interiorizam através dos canais colaterais até alcançar os canais principais e, quando não eliminados, atingem os órgãos e vísceras.

O capítulo 63 do Su Wen descreve a penetração do fator patogênico externo da seguinte maneira:

“Quando os males externos invadem primeiramente a pele; se não forem expelidos, eles invadem então os canais colaterais diminutos (Sun Luo); se não forem expelidos, eles depois invadem os canais de conexão (Luo), que ficam nos espaços entre a pele e os músculos; se não forem expelidos, eles invadem então os canais principais e, por fim, os 5 órgãos Yin… ”

Conforme o fator patogênico se interioriza, ele vai causando sinais e sintomas específicos conforme sua localização e os canais/órgãos atingidos.

Por exemplo, quando o fator patogênico frio está na pele ele causa ausência de transpiração, uma vez que bloqueia a abertura dos poros; quando está no espaço entre pele e músculos, ele causa sintomas como dor no corpo generalizada. Ao chegar nos canais principais, pode causas sintomas relacionados ao trajeto e funções dos canais e quando atinge os órgãos e vísceras, começa a prejudicar suas funções.

O ideal é eliminar o fator patogênico assim que ele penetra a pele, ou seja, ao aparecerem os primeiros sintomas. O termo resolver a superfície indica que deve-se eliminar o patogênico que está localizado na região entre pele e músculos (cou li).

Quanto mais aprofundado está o fator patogênico, mais complexa e difícil é a sua eliminação. Em alguns casos ele pode se alojar em algum canal (principalmente os divergentes) e se tornar fator patogênico residual (adormecido).

Com isso, todas as vezes que o Zheng Qi (Qi Correto) fica enfraquecido ele pode “despertar” e atingir os órgãos e vísceras diretamente: essa é a causa do que chamamos doenças crônicas.

A figura abaixo ilustra a sequência de penetração do fator patogênico externo.

 

Referências

– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– WANG, Bing. Princípios de medicina interna do imperador amarelo (tradução). 1ª Edição. São Paulo: Editora Ícone, 2013.