Embora não haja um consenso sobre o Triplo Aquecedor ser uma víscera “real” ou apenas uma função, sabe-se que ele desempenha funções essenciais para a fisiologia do corpo.

Uma dessas funções está atrelada à sua relação direta com o Yuan Qi (Qi Original).

O Yuan Qi (Qi Original) é uma forma de Qi gerada através da união da Essência Pré Celestial (aquela que é herdada do pai e da mãe no momento da concepção) e Essência Pós Celestial (aquela que vem dos alimentos) e da ação do Ming Men (portão da vitalidade).

Sobre isso, a dificuldade 66 do “Clássico das Dificuldades” diz que “abaixo do umbigo e entre os Rins há uma força motriz (ming men) que confere vida e é a raiz dos 12 canais: isto é conhecido como Qi Original”

Ele pode ser considerado uma forma de “Essência em Ação” que é mobilizada através do Triplo Aquecedor.

Ainda na dificuldade 66 tem-se que “O Triplo Aquecedor faz com que o Qi Original separe-se (em diferentes funções) e controla o movimento e a passagem dos 3 Qi (dos Aquecedores Superior, Médio e Inferior) pelos 5 órgãos Yin e 6 órgãos Yang”.

Já a dificuldade 38 afirma que “o Triplo Aquecedor é o local onde o Yuan Qi é separado: ele sustenta todos os tipos de Qi.

Isso quer dizer que o Triplo Aquecedor tem função de mobilizar o Yuan Qi, levando o a diferenciar-se em suas diversas formas para desempenhar diferentes funções nos diferentes locais e órgãos.

Ainda, a circulação do Yuan Qi tem função de promover o calor necessário para todas as atividades funcionais do corpo, devido sua relação com o Ming Men.

Em linhas gerais, no aquecedor inferior, o Yuan Qi mobilizado pelo Triplo Aquecedor fornece o calor necessário para que o Rim possa cumprir sua função de transformar os líquidos; no aquecedor médio fornece calor necessário para que o Baço possa cumprir sua função de transporte e transformação; e no aquecedor superior, ele atua diretamente no processo de formação do Zheng Qi (Qi Correto) e do Sangue.

A figura abaixo ilustra as relações entre o Triplo Aquecedor e o Yuan Qi.

 

Referência

– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.