Infelizmente a resposta é sim! Por enquanto.

Atualmente, o mercado de cursos livres e de curta duração está aquecido. Principalmente aqueles oferecidos à distância!

Basta entrar nas redes sociais e rapidamente nos deparamos com diversas postagens sobre cursos, treinamentos… e pasme! Diversos deles são cursos completos de acupuntura, especialização em Medicina Tradicional Chinesa, técnicas  de inserção de agulhas e por aí vai.

Como ainda a acupuntura não é regulamentada no Brasil (a regulamentação já está em andamento e dever ser aprovada nos próximos meses), esses cursos podem ser oferecidos. Por enquanto, esses cursos enquadram-se em cursos livres (Lei nº 9.394/96) e podem ser oferecidos sem a necessidade de liberação do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Mas dá para aprender acupuntura em um dia ou à distância?

A resposta é não!

Não dá para aprender acupuntura em um dia (sequer é possível entender Yin-Yang) em um dia. E a distância? Como aprender a inserir uma agulha ou realizar diagnósticos sem nunca ver um paciente real? Não tem como.

Aquele que opta por fazer um curso de um dia ou à distância está mais interessado em ter mais um diploma na parede do que realmente aprender e utilizar o conhecimento para ajudar as pessoas.

Não existe atalho. O curso de acupuntura deve ser presencial, ter duração média de 2 anos e exigir uma carga horária mínima de estágio!

Só lembrando que essa fase de aprendizado é apenas o início de uma jornada, pois o profissional da Medicina Tradicional Chinesa tem a necessidade de estudar sempre! O aprendizado não para nunca!

É preciso muito estudo para se tornar um profissional de excelência e realmente trabalhar para a cura e bem estar das pessoas.

São técnicas específicas, estudos de caso, casos de pacientes que precisam de estudo aprofundado e também o retorno periódico ao estudo dos fundamentos dessa prática de quase 5.000 anos.

Então, se você pretende entrar para o universo da “Medicina Tradicional Chinesa” saiba que é preciso muito estudo e muita dedicação. Não é simples assim!