Um estudo publicado no Jornal Americano de Medicina de Emergência, intitulado “Acupuntura x Morfina intravenosa no alívio da dor aguda em pacientes da emergência”, concluiu que a acupuntura, uma das mais antigas técnicas para o tratamento da dor, é mais efetiva no alívio da dor e com menos efeitos colaterais do que a morfina.

O estudo foi realizado no Hospital Universitário de Fattouma Bourguiba (Tunísia), que atende mais de 100.000 pacientes por ano no pronto atendimento.

Com duração de um ano, o estudo foi realizado com 300 pacientes com dores agudas, divididos em 2 grupos: 150 pacientes receberam doses de morfina acima de 15mg por dia; 150 pacientes receberam acupuntura.

Os dois grupos foram similares em termos de idade, sexo e co-morbidades, porém haviam mais pacientes com dores abdominais no grupo de morfina e mais pacientes com dores na lombar no grupo da acupuntura.

Segundo os resultados obtidos, a taxa de sucesso no tratamento (alívio da dor) foi de 92% no grupo da acupuntura e de 78% no grupo da morfina. O tempo médio para o alívio das dores foi de 16 minutos para a acupuntura e 28 minutos para a morfina, conforme gráfico abaixo:

 

Tanto a diferença na taxa de sucesso quando o tempo médio para alívio das dores entre os dois grupos foram estatisticamente significantes. Após 5 minutos do início do tratamento, os pacientes que receberam acupuntura já começaram a reportar uma diminuição significativa na escala de dor enquanto os pacientes que receberam morfina não identificaram mudanças na dor.

No total, 89 pacientes relataram efeitos adversos após o tratamento: 85 no grupo da morfina (o que corresponde à 56,6%) e 4 no grupo da acupuntura (2,6%). O efeito adverso relatado com maior frequência no grupo da morfina foi tontura e no grupo da acupuntura foi incômodo com o agulhamento.

Em resumo, o estudo concluiu que o grupo tratado com acupuntura apresentou alívio maior e mais rápido da dor e com menos efeitos colaterais.

Para finalizar, abaixo está a conclusão do estudo original:

“Este estudo demonstrou que em pacientes com dores agudas atendidos pelo pronto socorro, o uso da acupuntura é, sem dúvidas, mais eficaz e mais seguro do que o uso da morfina via intravenosa. Os resultados desse estudo sugerem que a acupuntura tem um papel importante no controle da dor aguda em condições apresentadas no pronto socorro e aparenta ser segura e efetiva. Outros estudos devem ser realizados em outros locais do mundo.”

Adaptado de
https://www.paintreatmentdirectory.com/posts/acupuncture-beats-injected-morphine-for-pain-groundbreaking-study-3245