Além da alta taxa de mortalidade e consequências causadas pelo COVID-19, a doença tem causado diversos outros problemas de saúde não relacionados ao sistema respiratório em diversos pacientes.

Um artigo recente publicado na revista The Lancet, apresentou um estudo realizado com mais de 4000 pacientes que tiveram COVID-19 e identificaram aproximadamente 200 patologias associadas à infecção, incluindo a disfunção erétil. São os chamados sintomas da Covid longa.

Outros estudos específicos sobre o tema também concluíram a relação entre a disfunção erétil e o COVID-19.

Na visão da Medicina Ocidental, as causas da disfunção estão relacionadas aos danos que o vírus causa no sistema cardiovascular e no sangue, danos diretos às células do pênis, alteração do olfato (órgão do sentido relacionado à libido), debilidade física ou ainda questões emocionais. Os tratamentos são realizados através de medicamentos e apresentam sucesso à médio prazo.

Além dos tratamentos convencionais, sabe-se que a acupuntura e a Medicina Chinesa são efetivos tanto para o tratamento da COVID-19 quanto das patologias que podem surgir após a infecção, inclusive a disfunção erétil.

Para atender a necessidade desses pacientes, é essencial que o profissional estude e se aprofunde nas causas (e tratamentos) da disfunção erétil.

Segundo Maciocia, as síndromes relacionadas à disfunção erétil são:

  • Deficiência do Yang do Rim;
  • Deficiência do Yin do Rim;
  • Deficiência do Sangue do Fígado;
  • Deficiência do Sangue do Coração;
  • Deficiência de Qi da Vesícula Biliar e do Coração;
  • Falta de comunicação entre Coração e Rim;
  • Estagnação do Qi do Fígado;
  • Umidade Calor no Aquecedor Inferior;
  • Umidade Calor no canal do Fígado;
  • Mucosidade;
  • Desgaste de Essência.

Sempre lembrando que a avaliação, diagnóstico e a correta diferenciação de síndrome é essencial para o sucesso do tratamento.

Nota: Não é objetivo desse artigo aprofundar sobre o tema, mas sim alertar sobre mais essa consequência do COVID-19 e indicar o caminho básico para estudo e aprofundamento.

Referências

– Folha de São Paulo: Disfunção Erétil pode surgir como consequência da COVID-19, afirmam especialistas. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/07/disfuncao-eretil-pode-surgir-como-consequencia-da-covid-19-dizem-especialistas

– Maciocia, Giovanni. Ereticle Dysfunction in Chinese Medicine.

– Sansone, A., Mollaioli, D., Ciocca, G. et al. Addressing male sexual and reproductive health in the wake of COVID-19 outbreak. J Endocrinol Invest 44, 223–231 (2021). https://doi.org/10.1007/s40618-020-01350-1

– Thomas M Drake*, Aya M Riad*, Cameron J Fairfield, Conor Egan, Stephen R Knight, Riinu Pius, Hayley E Hardwick, Lisa Norman, et al. Characterisation of in-hospital complications associated with COVID-19 using the ISARIC WHO Clinical Characterisation Protocol UK: a prospective, multicentre cohort study. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00799-6